A iluminação exterior do Palácio Nacional de Sintra foi substituída e já se encontra em funcionamento. A tecnologia instalada é LED e teve como principal objectivo uniformizar a temperatura de cor e a intensidade de luz.
A obra teve início no final de Novembro de 2015 e contou com um investimento de 65.000 euros (instalação e equipamentos de iluminação). Os trabalhos consistiram na substituição integral dos projectores existentes e no reforço pontual de algumas zonas pouco iluminadas.
Com a iluminação anterior, verificavam-se temperaturas de cor diferentes entre as fachadas e chaminés, diferença que agora é eliminada. A nova iluminação permite ainda controlar as sombras, por forma a realçar o valor arquitectónico do palácio.
Para atingir os resultados referidos, foram acrescentadas novas fontes de iluminação nos locais em que estas eram mais deficitárias, como a zona Poente do palácio ou a envolvente da fachada principal. Desta forma, foi eliminada a necessidade de utilização de projectores colocados nas coberturas de edifícios próximos. Assim, fica eliminado o efeito de encadeamento que condicionava a vista para o Castelo dos Mouros a partir do Terreiro do Palácio Nacional de Sintra.
A tecnologia instalada é, na totalidade, LED, o que garantirá uma optimização dos custos de funcionamento.