De acordo com a autarquia do Porto, as obras de restauro e modernização do Mercado do Bolhão devem ter início já no próximo Verão. Esta acção vai obrigar à deslocação dos comerciantes para o mercado temporário, que ficará situado no quarteirão de D. João I.
De acordo com o porto.pt, a autarquia portuense decidiu iniciar os trabalhos subterrâneos numa empreitada prévia à do restauro do edifício, adiantando, assim, o calendário. Em causa está a necessidade de desviar a linha de água que atravessa o mercado no subsolo.
A mesma fonte revela que o projecto do mercado, da autoria de Nuno Valentim, que se encontra pronto e que será alvo de um concurso público internacional a lançar nos próximos meses, prevê a construção uma cave logística (cargas/descargas e áreas técnicas) no subsolo e a construção de um túnel, que se inicia na Rua do Ateneu Comercial do Porto.
As obras que a câmara prevê lançar ainda este Verão referem-se, contudo, ao desvio da linha de água, que será encaminhada pela Rua de Sá da Bandeira, o que permitirá uma intervenção no mercado mais segura e a construção da cave.
Esta obra, que obrigará à intervenção de uma tuneladora, está a cargo da empresa municipal Águas do Porto, no âmbito da gestão da rede de águas pluviais da cidade que lhe compete.
Já a obra de restauro, que será alvo de um concurso público à parte, que decorrerá em paralelo com a empreitada entretanto em execução na Rua de Sá da Bandeira, será lançada pela também empresa municipal GOP - Gestão de Obras Públicas.
Recorde-se que o projecto de restauro e modernização do Mercado do Bolhão foi apresentado a 22 de Abril de 2015 por Rui Moreira e garantirá a permanência dos actuais comerciantes e que continuará a funcionar como mercado tradicional de frescos.
Foto/Fonte: porto.pt/Miguel Nogueira