A KONE instalou na Cidade de Futebol, situada no concelho de Oeiras, três elevadores com características distintas. O objectivo é levar de forma mais rápida, segura e com poupança energética todas as pessoas que se desloquem neste espaço desportivo.
A nova Cidade do Futebol de Portugal conta com a última tecnologia em infra-estruturas e reúne num só local os quatro núcleos da FPF: a sede, um estádio, um centro logístico e um centro técnico.
Para melhorar a deslocação dos jogadores, do staff técnico e dos visitantes, a KONE instalou na Cidade de Futebol, três elevadores KONE EcoSpace de 630kg com a capacidade de transportar oito pessoas 1 m/s; e um elevador KONE Transys de 1.600kg com capacidade para 21 pessoas de velocidade de 1 m/s.
Por um lado, o modelo KONE EcoSpace é uma solução ecoeficiente que possui uma iluminação LED de longa duração e ainda um sistema de travagem regenerativa. Esta técnica de travagem tem um sistema de soluções Stand-by integrado que faz com que se desactivem os principais componentes do sistema de tracção e que trará à Cidade do Futebol uma poupança substancial de energia. Por outro lado, o modelo KONE Transys, apesar de ser um elevador com grande capacidade, consome menos de 70% de energia que um sistema hidráulico. Tanto assim que durante o seu ciclo de vida proporcionará à sede, poupanças de energia que podem exceder o custo original do elevador.
O novo complexo futebolístico propõe a união de todas as instalações num só lugar, para a formação e treino de jogadores e também será o local onde a selecção portuguesa fará a preparação para o Euro 2016 que decorrerá este Verão, em França. Este espaço conta com dois campos de futebol de medidas regulamentares, um conjunto de balneários e uma zona de escritórios reservada para a preparação e apoio do staff. As instalações também incluem lavandaria, sala de manutenção, sala de segurança, armazém e um edifício principal com um átrio, uma área de exibição, centro de conferências, restaurante e cafetaria.
“É um prazer fazermos parte deste projecto e conseguirmos que um complexo tão importante como a Cidade do Futebol em Portugal possa contar com as soluções de mobilidade de última geração da KONE”, comenta Giovanni Lorino, director Geral da KONE Ibérica.