Vinte e três anos depois da sua inauguração, o edifício da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), cujo projecto é de Álvaro Siza Vieira, vai ser reabilitado. Esta intervenção visa repor, no conjunto dos edifícios, as suas condições originais.
As obras que vão ser levadas a cabo ao nível do exterior dos edifícios, nomeadamente nas coberturas e paredes exteriores. As mesmas vão exigir diferentes intervenções, sendo que as respectivas patologias já foram identificadas e diagnosticadas o que vai permitir um trabalho mais focado e célere. Refira-se que este edifício apresenta diferentes níveis de desgaste provocados pela acção do tempo.
A obra de reabilitação, adjudicada através de Concurso Público à empresa DAPE Lda., iniciou-se no dia 18 de Maio e deverá estar concluída no final do ano. A mesma vai ser faseada de modo a não prejudicar o normal funcionamento da faculdade.
De acordo com as informações da FAUP, este estabelecimento de ensino superior foi edificado em 1979 e teve as suas primeiras instalações na Avenida Rodrigues de Freitas. Em finais de 1984, passou a ocupar a ‘Casa do Gólgota’ localizada no Pólo III da Universidade do Porto (Campo Alegre), cujo projecto de recuperação da moradia de princípios do século XX foi entregue ao arquitecto Álvaro Siza Vieira. Em Setembro de 1986 foi celebrado um contrato para a elaboração do Projecto de Construção da Faculdade de Arquitectura, adjudicado ao mesmo arquitecto. O campus da FAUP, projectado e construído entre 1986 e 1993, contempla duas alas de construção - que convergem a Poente, na entrada principal - numa área total de cerca de 9.600 m2. Limitada a Norte e a Sul pelas vias de saída da Ponte da Arrábida e via Panorâmica - o complexo de edifícios compreende ainda a ‘Casa do Gólgota’, que acolhe actualmente o Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU) e o Pavilhão Carlos Ramos, localizado nos jardins da Casa.
Fonte/Foto: U.Porto