A AICCOPN revelou que se os concursos públicos anunciados chegam aos 517 milhões de euros, já os celebrados não ultrapassam os 160 milhões de euros.

De acordo com esta associação, em Abril, o volume de concursos de obras públicas promovido, ou seja, objecto de anúncio de abertura em Diário da República, foi de 133 milhões de euros, valor que coloca o total de empreitadas de obras públicas promovidas desde o início do ano nos 517 milhões de euros, mais 31% que o verificado no período homólogo de 2015.

A mesma fonte refere que, até Abril, os contratos resultantes de concursos públicos promovidos e objecto de celebração efectiva de contrato, reportados no Observatório das Obras Públicas,  situaram-se em apenas 160 milhões de euros, valor que corresponde a menos de um terço dos 517 milhões anunciados no mesmo período e traduz uma quebra de 30%, em termos homólogos.

Por sua vez, os contratos celebrados em resultado de Ajustes Directos, nos primeiros quatro meses do ano, situam-se nos 117 milhões de euros, ou seja, registam uma ligeira variação positiva de 2% face ao período homólogo de 2015.

Foto: Anabela Loureiro

No seu conjunto, os contratos celebrados e reportados até final de Abril totalizam 293 milhões de euros, menos 21% que o apurado no ano anterior. Desde Dezembro de 2014, ou seja, há 16 meses consecutivos que se registam variações mensais negativas na contratualização de empreitadas de obra pública.