O Barómetro das Obras Públicas da AICCOPN, do mês de Junho, revela que as promoções de concursos de Obras Públicas tiveram um crescimento de 22% no mês de Maio. Mau grado, no mesmo período, os contratos celebrados tiveram uma variação negativa de 16%.
De acordo com este relatório, no mês de Maio foram publicados em Diário da República 207 anúncios de abertura de concursos de empreitadas de obras públicas, que totalizaram 95 milhões de euros, ou seja, menos 39 milhões de euros que o verificado no mês anterior. Face a estes valores, a AICCOPN conclui que, desde o início do ano, o volume total de concursos de obras públicas promovidas situa-se nos 612 milhões de euros, mais 22% que o apurado no período homólogo de 2015.
Nos primeiros cinco meses do ano, foram reportados no Observatório das Obras Públicas 203 milhões de euros relativos à celebração de contratos resultantes de concursos públicos promovidos, ou seja, menos 27% que o registado em idêntico período de 2015 que corresponde a um terço do volume total de concursos promovidos.
Foto: Anabela Loureiro
Os contratos celebrados em resultado de ajustes directos situam-se nos 166 milhões de euros, isto é, registam uma variação positiva de 10% face ao período homólogo de 2015.
No seu conjunto, os contratos celebrados e reportados até final de Abril totalizam 393 milhões de euros, menos 16% que o apurado no ano anterior.