Projectado pelo gabinete de arquitectura NLA - Nuno Leónidas Arquitectos, o Hotel Epic Sana contou com a fachada GEODE e com as janelas de correr TOPAZE e GALENE que permitiram criar múltiplos miradouros com vista para uma paisagem deslumbrante.

Este complexo hoteleiro é composto por um hotel de cinco estrelas com capacidade para 166 quartos duplos e 24 suites, um aparthotel de cinco estrelas com 43 apartamentos, um centro de conferências, uma zona de restauração, uma área de jogos, um parque infantil e uma área de estacionamento com 122 lugares.

A integração do complexo turístico com o meio ambiente foi um dos eixos principais na concepção do projecto. O hotel foi construído num lugar com vista desafogada próximo de zonas ajardinadas, pelo que beneficia de uma privacidade incomparável num quadro único. O conceito de ‘complexo ecológico’ é um dos fios condutores do projecto. Como tal, a escolha de materiais como a madeira, a pedra ou o vidro foram elementos chave para a concretização da ideia.

A baixa volumetria e o comprimento acentuado pela horizontalidade promove um resultado final, dir-se-ia deslumbrante de grande sensibilidade integradora no plano estético e paisagístico, o que se deve inevitavelmente também à beleza do maciço arbóreo pré-existente, com o qual o desenho não se incompatibiliza mas antes se reconcilia num diálogo harmonioso. Esta estética fica realçada pela fachada GEODE e pelas janelas de correr TOPAZE e GALENE, criando múltiplos miradouros para uma vista privilegiada.

Um segundo corpo perpendicular ao corpo principal de quartos, orientado a nascente, constitui-se como elemento charneira entre o espaço exterior de lazer e piscinas do hotel, e a área adjacente correspondente ao Centro de Reuniões cuja interacção física se concretiza exteriormente através do nível térreo vazado deste corpo. As restantes unidades de alojamento dividem-se entre corpos camuflados na topografia natural, em que as coberturas são nova paisagem percorrível, ora enquadrando a ‘praça’ de restauração e esplanadas, ora acomodando-se aos desníveis propiciados pelo terreno natural e que neste caso corresponde a unidades de alojamento tipologicamente designadas por suites.

É definitivamente um projecto deslumbrante com uma grande sensibilidade de integração tanto no plano estético como no plano paisagístico.