A nova Villa Carlos, em Paço d'Arcos, do arquitecto Francisco Simões, recorreu à versatilidade das janelas e portas da Kawneer para diluir a fronteira entre o dentro e o fora, expandindo a casa para lá das suas paredes.

A Villa Carlos, localizada em Paço d’Arcos, é um exemplo de arquitectura marcadamente contemporânea, dotada de espaços de conforto e funcionalidade.

O projecto e obra foram levados a cabo pelo prestigiado atelier do arquitecto Francisco Simões reunindo, quer na sua estrutura quer no desenho dos diferentes espaços, todas as condições para que se viva o interior da casa com a sensação de íntima relação com o espaço exterior.

Com a garantia de segurança e privacidade, esta continuidade interior/exterior foi o factor determinante para o desenvolvimento do projecto e sua materialização em obra, objectivos que a KAWNEER – única marca do sector da construção do Grupo Alcoa, ajudou a concretizar com as porta de grande tráfego K190, os sistemas de correr KASTING e com as janelas KALORY, cirurgicamente seleccionados pelo atelier do arquitecto Francisco Simões.

De acordo com o arquitecto, “a opção foi, desde o início, adoptar grandes vãos envidraçados, enquadrar as vistas e conferir luminosidade aos espaços, utilizando sempre elementos Kawneer”. Acrescentando que “inclusivamente as guardas em vidro de modo a garantir o máximo de visibilidade possível, e simultaneamente não sobrecarregar o edifício em termos visuais”. Daí que o alumínio (na qual é especializada a Kawneer) e o vidro foram materiais-chave no conceito da Villa Carlos, além da pedra natural (granito cinza), o gesso cartonado pintado de branco e a madeira para os pavimentos.

O desafio tem sido, conclui Francisco Simões, “projectar um espaço equilibrado que proporcione um elevado grau de qualidade de vida, adaptado às necessidades modernas, e que privilegia a qualidade e estética da construção, garantindo sempre que seja preservada e valorizada a imagem global construída, de forma a garantir a permanência e enriquecimento das características da construção como veículo da consolidação da imagem global do contexto onde se insere”.