O Instituto Nacional de Estatística (INE) revelou que o índice de produção na construção apresentou uma taxa de variação homóloga de -4,7% em Maio (variação de -4,2% no mês anterior). Os índices de emprego e de remunerações diminuíram 5,0% e 5,8%, respectivamente (ambos registaram variações de -5,1% em Abril).
O índice de produção na construção registou uma taxa de variação homóloga de -4,7%, que compara com -4,2% em Abril, adiantou o gabinete de estatísticas, sendo que os índices de ambos os segmentos considerados apresentaram decréscimos das taxas de variação homóloga entre Abril e Maio.
A mesma fonte mostrou que o segmento relativo à Construção de Edifícios apresentou uma variação homóloga de -2,9% em Maio (-2,3% no mês anterior) e contribuiu com -1,8 pontos percentuais (p.p.) para a variação do índice agregado. Já na Engenharia Civil verificou-se uma variação homóloga de -7,3% (-7,0% em Abril) e um contributo de -2,9 p.p. para o índice total.
O índice de emprego no sector da construção diminuiu, em termos homólogos, 5,0% (redução de 5,1% em Abril). E face ao mês anterior, o índice de emprego registou uma taxa de variação de -0,5% (-0,6% em Maio de 2015).
No que diz respeito ao índice das remunerações efectivamente pagas teve em Maio uma variação homóloga de -5,8% (-5,1% em Abril). Quando comparado com o mês anterior, o índice das remunerações aumentou 1,8% (2,5% em Maio de 2015).
Foto: Anabela Loureiro