Os alunos da Escola das Artes da Católica Porto continuam o trabalho de conservação e restauro das fachadas azulejadas de Ovar. Esta iniciativa conta também com visitas guiadas e, pela primeira vez, permite aos turistas ter uma experiência de pintura em azulejo.
A intervenção, desenvolvida pelos estudantes da licenciatura em Conservação e Restauro (CCR) da instituição em alguns edifícios do município, é uma das atracções das visitas guiadas que a autarquia promove até 29 de Julho. Os visitantes e turistas que pretendam ver de perto as técnicas usadas na recuperação de azulejos estão convidados a participar na próxima visita que inclui o acompanhamento do trabalho de restauro, agendada para 22 de Julho.
As visitas pressupõem uma marcação prévia obrigatória, estão disponíveis em quatro idiomas (português, francês, espanhol e inglês) e incluem, no máximo, 25 participantes. Este ano e pela primeira vez, os turistas terão, ainda, a possibilidade de ter uma experiência de pintura em azulejo.
As campanhas de Verão na cidade de Ovar resultam de um protocolo entre o município de Ovar e a Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e assumem-se como o primeiro momento de contacto dos alunos com o contexto real de obra.