A Bosch acaba de lançar a bateria de 2,5 Ah para ferramentas profissionais sem fio da classe 10,8 V que possui uma maior produtividade, graças à inovadora tecnologia de carregamento por indução, e maior flexibilidade, graças à solução estacionária e móvel.

O premiado sistema de carregamento por indução da Bosch Ferramentas Eléctricas Profissionais acaba de ser ampliado na classe de 10,8 V, com a compacta e muito potente bateria de 2,5 Ah. Com esta novidade os profissionais podem, pela primeira vez, beneficiar das vantagens do carregamento por indução na classe de 10,8 V.

Tal como acontece com a classe de 18 V estas ferramentas são carregadas sempre que estão em contacto com o carregador por indução, garantindo que estão prontas a funcionar em qualquer momento. Além disso, os carregadores por indução são por si próprios mais robustos do que os carregadores convencionais - uma vez que não possuem quaisquer pontos de contacto, sendo resistentes a água, pó e sujidade inerente a um local de obra. Adicionalmente à solução estacionária com suporte, que pode ser instalada sobre várias superfícies, como por exemplo bancadas de trabalho e prateleiras, existe ainda uma solução móvel como a base de carregamento por indução para o sistema L-BOXX que também se utiliza com as baterias de 10,8 V. Graças ao kit de divisórias que se pode adquirir separadamente, as baterias de 10,8 V podem ser carregadas diretamente na L-BOXX dentro do veículo durante a deslocação para o local de trabalho.

Ao carregar as baterias durante as deslocações, os profissionais acabam por beneficiar de uma maior eficiência durante o seu dia de trabalho. Deixam de se preocupar se as baterias estão todas operacionais antes da utilização, economizando assim tempo de planificação. Com a ‘base de carregamento por indução para o sistema L-BOXX’, a bateria de 2,5 Ah fica carregada a 80% em apenas 40 minutos, e a 100% em 70 minutos, dependendo da fonte de energia e tipologia de veículo.

O carregamento simultâneo de duas baterias permite, ainda, a execução de trabalhos com uma maior autonomia. Assim, os profissionais podem trabalhar sem interrupções ‒ mesmo quando as tarefas mais complexas exigem mais tempo.

Com a bateria totalmente carregada, é possível, por exemplo, aparafusar até 1000 parafusos de 4 x 40 mm em madeira macia com a aparafusadora GSR 10,8 V-EC Professional. A serra circular GKS 10,8 V-LI Professional da Bosch corta até 25 metros de placas MDF com 18 mm de espessura e a serra vertical GST 10,8 V-LI Professional da Bosch até 7,5 metros em madeira suave com uma espessura de 24mm.

O carregamento é efectuado através da ligação de 12 V no próprio veículo. Um transformador integrado no sistema assegura a transferência correta de energia para o carregador. Em alternativa, o carregador móvel também pode ser ligado directamente a uma tomada de 220 V eventualmente existente.

Os profissionais que já tenham um carregador GAL 1830 W Professional da Bosch ou uma base de carregamento por indução para o sistema L-BOXX podem carregar a bateria de 10,8 V de imediato: esta é compatível com o sistema anterior. Adicionalmente, esta nova bateria pertence também ao ‘Flexible Power System’ da Bosch: é compatível com todas as ferramentas sem fio da mesma classe de voltagem. A classe de 10,8 V abrange actualmente 27 ferramentas, desde aparafusadoras até aspiradores.

Recorde-se que o ‘sistema de carregamento por indução’ já recebeu alguns prémios e, recentemente, convenceu o júri do reconhecido ‘Plus X Award’, um dos mais importantes prémios de inovação a nível mundial para produtos nas áreas da Tecnologia, Desporto e Lifestyle. Foi considerado o ‘Melhor produto de 2015/2016’, colocando a Bosch como a ‘Marca mais inovadora de 2015’ na categoria de ‘Ferramentas’.