A conferência internacional sobre reabilitação de edifícios e espaços públicos vai decorrer pela primeira vez em Portugal e vai contar com arquitectos de renome mundial. A 14ª edição deste evento vai ter lugar, entre os dias 6 e 9 de Setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

Entre os oradores encontram-se nomes sonantes como Álvaro Siza Vieira, Rem Koolhaas João, Luís Carrilho da Graça, Lacaton & Vassal, Caruso St John Architects, Joan Busquets, Juhani Pallaasma, Winfried Brenne e João Gomes da Silva. Estas e outras personalidades vão debater a temática ‘Adaptive Re-use. The Modern Movement Towards the Future’.

O tema central dá ênfase à conservação e reutilização de edifícios, promovendo e divulgando as técnicas apropriadas e métodos de conservação para explorar e desenvolver novas ideias para um ambiente construído sustentável no futuro, baseado nas experiências do passado.

O evento inclui também workshops que serão apresentados entre os dias 1 e 5 de Setembro, e visitas realizadas em parceria com universidades do Porto, Guimarães e Coimbra, que vão decorrer entre os dias 4 a 12 de Setembro, em Lisboa e no Norte do País.

Refira-se que o Docomomo - comité internacional para a documentação e conservação de edifícios, sítios e espaços públicos - foi criado nos anos 80 do século XX com o intuito de promover a documentação e conservação de edifícios e espaços públicos criados. Esta entidade organiza esta conferência internacional de dois em dois anos, tendo a última tido lugar em Seul, na Coreia do Sul.

Foto: Cozinha Palácio Nacional de Sintra / PSML – Wilson Pereira