O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou que o índice de produção na construção apresentou, em Julho, uma taxa de variação homóloga de -4,0%, ou seja, -3,8% que no período anterior. Já os índices de emprego e de remunerações decresceram, respectivamente, 3,9% e 6,3%, isto é, com variações de -3,8% e -6,5% em Junho.
O INE revelou que o índice de produção na construção registou uma diminuição homóloga de 4,0%, em Julho, mais intensa em 0,2 pontos percentuais (p.p.) que a observada em Junho.
Os dois segmentos analisados apresentaram evoluções distintas neste período. O índice de construção de edifícios apresentou uma variação homóloga mais negativa em Julho, passando de uma taxa de -2,0% em Junho para -2,4%. Enquanto o índice de engenharia civil registou uma variação de -6,2% (-6,4% no mês anterior).
Ao nível do índice de emprego no sector da construção diminuiu 3,9% em termos homólogos (variação de -3,8% em Junho), sendo que, face ao mês anterior, este índice apresentou uma variação nula (0,1% em Julho de 2015).
E relativamente ao índice das remunerações efectivamente pagas registou, em Julho, uma variação homóloga de -6,3% (-6,5% em Junho). Quando comparado com o mês anterior, o índice das remunerações aumentou 5,3% (5,0% em Julho de 2015).
Foto: Anabela Loureiro