De acordo com a Câmara Municipal de Coimbra (CMC), o Mosteiro de Santa Clara-a-Nova faz parte do primeiro conjunto de imóveis do Estado que vão ser recuperados e valorizados através do programa Revive, que visa a reabilitação de edifícios públicos para fins turísticos.

O projecto interministerial foi apresentado no Convento São Francisco, pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, pela secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, e pelo secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado.

O presidente da CMC, Manuel Machado, na sessão que decorreu depois de uma visita ao Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, salientou a “coragem” do Governo por “avançar com este projecto”. Mostrando-se igualmente “grato por, ao fim de 25 anos, conseguirmos ver a luz no fundo do longo corredor do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova”.

Presente esteve o ministro da Economia que salientou que “durante muitos anos, 20 ou 30, estes foram projectos impossíveis. Mas quando se trabalha em conjunto e com respeito pelo que é património do Estado, quando se trabalha em prol da sociedade, encontra-se sempre em cada presidente de câmara um parceiro para levar estes projectos para a frente”.

De acordo com Manuel Caldeira Cabral, “este projecto pretende mostrar respeito pela nossa cultura, pela herança que recebemos e abrir estes espaços a todos os cidadãos”.

Apesar desta requalificação ter sido anunciada para “fins turísticos”, provavelmente hoteleiros, a realidade é que esta não é uma ideia de agora, uma vez que, há alguns anos, já tinha sido anunciada a sua integração na rede das Pousadas de Portugal o que nunca se concretizou.

Foto: Por Rainha Santa Isabel - Obra do próprio, CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=38905002