Na cerimónia de assinatura do contrato da empreitada de modernização e electrificação do troço entre Nine e Viana do Castelo, o ministro do Planeamento e das Infraestruturas afirmou que o Governo vai fazer “um esforço adicional para que a segunda empreitada, de Viana do Castelo a Valença, comece em obra no próximo ano e não em 2018 como estava inicialmente previsto”.
No evento que decorreu em Viana do Castelo, Pedro Marques justificou este esforço adicional após o contacto do Governo espanhol para “reafirmar o seu compromisso de fazer a electrificação do pequeno troço” de seis quilómetros. O governante confirmou o “compromisso político dos dois governos” em fazer a requalificação da ligação “de modo contínuo, o que permitirá um serviço de muito mais qualidade”, acrescentando que “faz todo o sentido que, do nosso lado, também andemos um pouco mais depressa no que falta de electrificação até à fronteira”.
A requalificação da linha ferroviária entre Nine e Valença deverá estar concluída até 2019, estando orçada em 83,2 milhões de euros, dos quais 59,2 milhões de euros são financiados através de fundos do Ferrovia 2020 e 24 milhões de euros de uma comparticipação do Orçamento do Estado.
De acordo com o Governo, a electrificação desta ligação vai permitir triplicar a capacidade de circulação, passando de 15 para 20 comboios, com um máximo de 750 metros em vez de 300.
Esta modernização, segundo o ministro, trará “mais conforto, mais segurança e melhores tempos de transporte” aos passageiros e “mais eficiência para as empresas e para o transporte de mercadorias”.
Pedro Marques referiu que a obra é muito importante para o Alto Minho e para a região, tendo em conta “as fortes ligações que a indústria, que tem estado a desenvolver de um modo espectacular na região, tem à Galiza”.
O ministro salientou ainda que “este ano, o Governo já conseguiu aprovar, no âmbito do Portugal 2020, mais de 250 milhões de euros de apoio à inovação e internacionalização das empresas do Alto Minho, dos quais 110 milhões de euros só no concelho de Viana do Castelo”.
Por Sara Araújo - Obra do próprio, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=16737561