2016 tem sido um ano profícuo no lançamento de novidades por parte da Amorim Revestimentos. A Magazine Imobiliário esteve no Norte para descobrir as mais recentes inovações de uma marca que esteve também presente no evento ‘Sleep in Porto’.
Um olhar pelo exterior do novo Centro de Inovação Coloborativa e Investigação Aplicada da Amorim dominada pela cortiça ‘à face’ faz antever um interior surpreendente. Não faltam as últimas tendências em revestimentos e soluções para toda a casa mas é nos objectos e nas soluções inovadoras que o olhar se perde: nas rolhas Swarovski, na prancha de cortiça de Garrett McNamara, nas hélices de energia eólica ou nos foguetões da NASA…
Como curiosidade saliente-se a inovação NDTech ao nível da indústria de rolhas. Esta tecnologia introduziu, pela primeira vez, uma triagem individual nas linhas de produção das rolhas de cortiça baseada em cromatografia gasosa. Com isso, passou a conseguir detectar qualquer rolha de cortiça que apresente mais de 0,5 nanogramas/litro de TCA (‘fungo’ responsável pelo ‘sabor a rolha’ no vinho), removendo-a automaticamente da linha de produção.
Este edifício, segundo nos foi dado a saber, pretende ser um espaço de acolhimento de stakeholders e uma forma dos visitantes, profissionais ou não, terem um contacto mais directo com os produtos da Amorim. Por isso mesmo, além da área expositiva, possui a AR Academy onde se dá formação sobre os produtos Amorim; meeting rooms; área de eventos; longue; e um auditório que, apesar de ter capacidade para 94 pessoas, é bastante intimista graças ao facto de ser revestido a cortiça expandida e madeira. Inédito é a área virtual em que ao alcance de um simples toque permite visualizar ambientes decorativos, combinar e mudar o revestimento de paredes e piso com as diferentes soluções da marca.
Daqui é um salto para a unidade fabril, onde o frenesim da maquinaria mostra as várias etapas por que passa a cortiça até chegar aos diferentes produtos finais.
Authentica é um dos mais recentes pavimentos Wicanders da Amorim Revestimentos. Possui 4 mm de cortiça no núcleo mas ninguém diria que o que domina este pavimento é este material já que o efeito visual final mostra as tonalidades da madeira e pedra. Destaque também para o Hydrocork que, com apenas 6 mm de espessura, é um pavimento totalmente ‘à prova de água’, o que é inédito nos pavimentos com cortiça e por isso também facilmente se compreende a elevada procura que tem tido para decorar espaços como cozinhas e casas-de-banho, nomeadamente por parte das unidades hoteleiras portuguesas.
Mas o nosso olhar descobriu novas soluções ainda não apresentadas ao público mas que serão, em breve, divulgadas numa feira internacional.
O dia já vai longo mas ainda há tempo para dar um pulinho até ao evento ‘Sleep in Porto’, uma mostra de Interiores e Design que se encontra a decorrer até 12 de Novembro na Rua de Monchique, na cidade do Porto.
Ao todo são 12 ateliês de design de interiores que mostram a sua visão de espaços de casa adequados a personagens fictícias de diferentes escalões etários, sócio-económicos, culturais e até de diferentes nacionalidades.
Sempre em estreita ligação com o mercado do design de interiores e em particular com os líderes na criação de tendências, a Amorim Revestimentos participou neste evento com algumas das suas soluções mais inovadoras, mostrando as múltiplas possibilidades dos seus produtos. Numa casa chinesa ou espanhola as tonalidades dos revestimentos do piso made by Amorim dão um ‘je ne sais quoi’ distinto aos ambientes.
Segundo Patrícia Fernandes, Public Relations & Online Marketing da Amorim Revestimentos, este grupo “há 145 anos que lidera em Portugal”, indo já “na quarta geração dedicada à cortiça”. Adianta que a “meta do volume de negócios para 2016 de 605 milhões de euros já foi atingida este mês (Novembro)”. Remata dizendo que este é um “negócio de paixão” e, por isso mesmo, “dificilmente, algum dia será vendido”.