A cerimónia de entrega das distinções do Prémio IHRU 2016, decorre no dia 20 de Dezembro de 2016, e prestará homenagem ao arquitecto Nuno Teotónio Pereira, cuja vasta obra deixada assume um papel de grande relevância para o sector da habitação e de referência para as novas gerações.
De acordo com o instituto, nesta edição registou-se um aumento significativo de candidaturas, de entre as quais estão projectos dos arquitectos Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura.
Considerado o prémio nacional mais antigo do sector da construção e do imobiliário, em Portugal, o prémio IHRU encontra-se orientado para a reabilitação urbana, abrangendo matérias como a reabilitação de edifícios, a reabilitação de conjuntos urbanos antigos, a reabilitação de espaços públicos e a definição de áreas de reabilitação urbana.
O prémio tem como objectivos: valorizar e promover a divulgação do trabalho desenvolvido por projectistas, construtores e promotores, tanto públicos como privados, ao nível da reabilitação urbana; promover a disseminação de boas práticas; contribuir, através do conhecimento de experiências inovadoras, para a contínua adaptação a novas situações; assegurar, através da divulgação das melhores intervenções, também na perspectiva técnico-económica, o interesse dos cidadãos em geral pela preservação e revitalização do património habitacional e das áreas urbanas; e contribuir para a divulgação de melhorias sociais no acesso a habitação.
A cerimónia irá decorrer no Teatro Thalia, em Lisboa, pelas 17h00, e será presidida pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.