No âmbito do Projecto Rede Internacional da Construção Portuguesa – GPC | Global Portuguese Construction, em curso, a AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas promove no dia 26 de Janeiro, no seu Auditório, no Porto, a conferência ‘Mercados de Construção da América Latina e África’.
Esta iniciativa integra-se no ciclo de conferências que tem vindo a ser realizado por esta associação, com o objetivo de dar a conhecer as principais oportunidades internacionais para o sector, assim como os meios, instrumentos e apoios disponíveis para a implementação e consolidação da presença das empresas portuguesas de construção, no mercado externo.
O debate conta com a presença do presidente da AICCOPN, Manuel Reis Campos; da Embaixadora da República de Cuba em Portugal, Joahna Tablada; do Cônsul Geral de Moçambique no Porto e Zona Norte de Portugal, Afonso Chambe; da ministra da Embaixada da República do Perú em Portugal, Mercedes Gil; do representante comercial da Embaixada da República de Angola em Portugal, Amadeu Nunes; do presidente da Câmara do Comércio e Indústria Luso Peruana, Bartolomeu Noronha; e da presidente Executiva da Câmara do Comércio e Indústria Luso Colombiana, Rosário Marques.
Na conferência estará também em análise o exercício da actividade nos países da América Latina e África, designadamente no Perú, Colômbia, Cuba, Chile, Brasil, Moçambique e Angola, contando com as participações de Maria João Veiga Gomes, directora de Relações Institucionais e Mercados Externos da AICEP, e José Pedro Freitas, consultor da Baker Tilly.
O evento termina com uma mesa redonda, moderada por Artur Varum, director da AICCOPN, que dinamizará o tema Internacionalização da Construção, a Preparação, a Prevenção de Riscos e Perspectiva de Oportunidades naqueles mercados. Neste painel intervirão Tiago Couto e Eduardo Pimentel, das representantes das Associadas Gabriel Couto e Mota-Engil e ainda Manuel Aroso, da consultora Aroso & Associados.
A AICCOPN pretende, desta forma, promover e apoiar a internacionalização do tecido empresarial, potenciar a cooperação e o estabelecimento de parcerias, assentes no alargamento da Rede Internacional das Empresas do Sector, essencial para ganhar escala e, desta forma, aumentar a sua competitividade face à grande concorrência existente nos mercados externos.
Foto: Construtora Gabriel Couto - Projecto Praia, Cabo Verde