Com o mote ‘Inovar para Crescer’ a empresa Hilti apresentou as tendências actuais e do futuro da Construção num evento que decorreu na sua loja de Lisboa. A ferramenta HILTI ON!TRACK esteve em destaque.

Na apresentação que decorreu na loja Hilti de Lisboa, a empresa revelou, com base nos dados do Euroconstruct de Novembro de 2016, que o mercado da construção português vai crescer a uma média de 4% até 2019 (EC) e o mercado da renovação/reabilitação será motor de crescimento a uma média anual de 6,5%. No entanto, avançou também que os preços na construção têm tido um crescimento reduzido entre 0-1%. No que diz respeito ao investimento público também é e continuará a ser reduzido ou incerto até 2020, com a perspectiva de -1,7%.

A empresa salienta ainda que uma realidade já observada e tendência para continuar é o aumento de obras de pequena e média dimensão, o acesso difícil ao crédito por parte das empresas portuguesas, o aumento da concorrência nacional e internacional, ciclos de inovação mais curtos, com novos materiais e tecnologias e a digitização e os processos digitais a criar disrupção no mercado.

Neste evento a Hilti defendeu também que a adopção de ferramentas sem fio pode aumentar significamente a produtividade das empresas da construção. Por isso mesmo, a Hilti Conect possui uma gestão eficiente e rápida das ferramentas eléctricas Hilti no que toca à identificação, reparação, dados de utilização da ferramenta e dicas de manuseamento. O melhor exemplo é a HILTI ON!TRACK cuja transparência gera eficiência.

A HILTI ON!TRACK surge como uma solução que integra três dimensões: Produtos (quatro modelos de etiquetas RFID com código de barras e leitor RFID com código de barras); Software (aplicação para smartphone e software web); e Serviços (análise no cliente, implementação, colocação de etiquetas, formação e serviço cliente).

Refira-se que a Hilti opera na área da Construção, Engenharia Civil, Construção em Aço/Metal, HVAC, Instalação Eléctrica e Serviços Diamantados, sendo que no sector da indústria e energia desenvolve ainda projectos nas áreas de Recursos Naturais, Solar e Energia. Na Indústria da Construção promove soluções ao nível Perfuração e Demolição, Corte e Acabamento, Engenharia, Medição e Alinhamento, Fixação e Instalação, Antifogo e Isolamento e Serviços.

Actualmente as unidades de produção encontram-se instaladas na Europa (Liechtenstein Áustria, Hungria e Alemanha), Ásia (China) e América (México e Estados Unidos da América). E as unidades de pesquisa e desenvolvimento localizam-se na Europa (Liechtenstein Áustria, Hungria e Alemanha), Ásia (China), Índia e América (Estados Unidos da América).

Em Portugal tem sede em Leça do Balio, estando presente no mercado português desde 1978 e desde 1992 enquanto Hilti Portugal Lda. Possui no nosso País 100 colaboradores, tendo sido considerada a ‘Melhor Empresa para Trabalhar em 2016’ e ‘Segunda Empresa Mais Feliz em 2016 (1º lugar em 2015).

Esta é uma empresa familiar que foi fundada em 1941, em Schaan, no Liechtenstein. Detida por Martin Hilti FamilyTrust, possui produtos, soluções, software e serviços tecnologicamente inovadores para a indústria da construção. Detém um modelo de venda directa com mais de 200.000 interacções diárias com clientes no escritório e em obra.

Actualmente o Grupo Hilti está presente em mais de 120 países contando com 23.385 colaboradores (no final de 2015) de 120 nacionalidades. Lançou 60 novos produtos em 2016, detendo 10.000 produtos no seu portfólio global.

Em 2015 obteve 4.384 milhões CHF em vendas, atingindo um resultado operacional de 547 milhões CHF e alcançando resultados líquidos na ordem dos 410 milhões CHF. Conquistou um aumento nos resultados das vendas de 12%, um retorno do investimento de 19% e um free cash flow de 335 milhões CHF.

O Grupo Hilti defende que possui uma “equipa comprometida e clientes fiéis”. Em 2015 auscultaram os seus colaboradores e verificaram que 93% sentem-se orgulhosos por trabalhar na Hilti, 94% estão dispostos a dar o seu melhor para o sucesso da empresa, 85% recomendam a Hilti como boa empregadora e 88% acreditam nas perspectivas de sucesso a longo prazo da empresa através da sua visão e estratégia. Já 83% dos clientes afirmam que estão felizes na Hilti. Refira-se ainda que esta empresa ocupou o 22º lugar no ranking internacional do ‘Great Place to Work Institute’s’.

De acordo com Martin Hilti, fundador da empresa, “nenhum produto, desempenho no mercado ou inovação, é garantia de sucesso sustentável. São os membros das equipas dentro da organização que fazem a diferença”.