A produção do modelo SIMOSEC, quadro eléctrico modular de média tensão, cujo fabrico a nível europeu era até agora realizado em Frankfurt, na Alemanha, passou recentemente para a fábrica da Siemens em Corroios, localizada no concelho do Seixal.

Uma mudança que, segundo Fernando Silva, director da divisão Energy Management na Siemens Portugal, “demonstra a qualidade das equipas portuguesas e reforça a importância do País em todo o mundo Siemens”.

Este quadro é utilizado na área das infra-estruturas, bem como na distribuição de energia pelas empresas eléctricas e indústrias de pequena e média dimensão. Graças aos largos anos de experiência e conhecimento dos seus colaboradores, a fábrica da Siemens em Corroios foi reconhecida como tendo as condições ideais para a produção deste equipamento, num ciclo que vai desde a pré-fabricação de componentes até à elevada qualidade de montagem, electrificação e ensaios.

Após meses de preparação logística, com fornecedores locais e internacionais, bem como de formação a vários níveis, os primeiros testes com quadros protótipo, definidos pela fábrica de Frankfurt, atestaram a qualidade e fiabilidade dos quadros eléctricos SIMOSEC feitos na unidade de Corroios.

É estimado que sejam produzidos cerca de 600 quadros eléctricos por ano e as primeiras entregas estão agendadas já para Abril, satisfazendo uma encomenda para a Alemanha e outra para a Bulgária.

Até ao momento, o fabrico deste produto tem sido feito nas linhas de montagem já existentes na fábrica de Corroios, mas existem planos para que, num futuro próximo, venha a haver uma linha dedicada apenas a este produto.

Recorde-se que, já em 2014, esta unidade fabril da Siemens Portugal tinha sido seleccionada pela Siemens AG para receber uma nova linha de produção para os quadros eléctricos de baixa tensão SIVACON S8. É ainda de realçar que a fábrica de quadros eléctricos sedeada em Corroios exporta 95% da sua produção, para países como a Alemanha, Angola, África do Sul, Austrália, Brasil, Coreia do Sul, Egipto, Emirados Árabes Unidos e México.