As grandes cidades removem cerca de 100 mil cartazes e os graffitis são outro dos problemas nas fachadas dos edifícios. Para colmatar esta tendência e ajudar a proteger o património, a Sika acaba de lançar um produto que faz com que os cartazes caiam sozinhos e permite eliminar as pinturas apenas com um jacto de água.

O Sikagard – 850 AG Anti-Graffiti e Anti-Cartaz é um revestimento transparente e resistente aos UV’s, que funciona como uma solução permanente e sem necessidade de re-aplicação após remoção de graffitis.

Com esta solução, que protege os edifícios – desde superfícies de madeira, a metal, alvenaria ou betão -  é possível uma eliminação fácil de graffitis sem necessidade de água quente ou químicos, apenas com um jacto de água fria e um pano. Os cartazes, com esta solução, caiem sozinhos com o seu próprio peso.

“O vandalismo é um problema em todas as metrópoles. Lisboa, por exemplo, vai gastar cerca de 4,7 milhões de euros em três anos na limpeza de graffitis e este produto ajuda a reduzir em grande escala estes gastos. De acordo também com a Câmara de Lisboa, este município tem gasto cerca de um milhão de euros por ano com a limpeza de graffitis na cidade”, recorda Pedro Azevedo, responsável pelo Mercado de Reabilitação.

Dirigido ao mundo urbano, o Sikagard – 850 AG Anti-Graffiti e Anti-Cartaz é recomendado por arquitectos e projectistas que procuram as melhores protecções para as suas obras.