A reabilitação da Igreja de S. Pedro da Torre dos Clérigos, nas quais o Centro de Conservação e Restauro (CCR) da Universidade Católica Portuguesa - Porto participou, foi distinguido com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Europa Nostra 2017.
Este galardão anual que destaca trabalhos realizados a nível europeu no domínio do património histórico e cultural.
A distinção encontra-se relaccionada com as obras realizadas no processo de reabilitação da Igreja de S. Pedro da Torre dos Clérigos, nas quais o CCR da Católica Porto desempenhou um papel fulcral ao nível da consultoria e fiscalização.
A equipa multidisciplinar do CCR – destacada para acompanhar o trabalho de restauro e conservação de um dos monumentos mais emblemáticos do Porto – assumiu a fiscalização no local (nas pedras, nos revestimentos em estuque, nos metais e nas talhas), bem como em todo o património móvel da Igreja e Torre dos Clérigos (desde a pintura sobre tela, ao mobiliário e à escultura). Refira-se que, já em 2015, este projecto havia vencido o Prémio Vasco Vilalva, da Fundação Calouste Gulbenkian.
É importante destacar, igualmente, que a Universidade Católica Portuguesa colaborou em três iniciativas portuguesas distinguidas com o prémio Europa Nostra. Em 2013, o ‘SOS Azulejo’, projecto criado pelo Centro de Estudos de Comunicação e Cultura, da Faculdade de Ciências Humanas, e que se dedica à salvaguarda e valorização do património azulejar, arrecadou o ‘Grande prémio’ da União Europeia para o Património Cultural. Três anos depois, a Sé e Museu Diocesano de Santarém trazem a Portugal nova distinção em conservação do património, tendo contado também com a participação do CCR, que foi responsável pelo restauro e estudo cientifico de um importante lote de peças.
Este ano – entre as cerca de 200 candidaturas apresentadas por organizações e indivíduos – foram seleccionados 29 vencedores, escolhidos por júris constituídos por peritos independentes. A cerimónia de entrega dos Prémios Europeus do Património decorreu no passado dia 15 de Maio, em Turku, na Finlândia.