As chapas de fibrocimento Fibrolite lançadas pela Sotecnisol são totalmente isentas de amianto e adequadas para uma construção livre de perigos para a saúde pública.

A Sotecnisol Materiais, empresa do Grupo Sotecnisol, passou a disponibilizar materiais de construção em fibrocimento totalmente isentos de amianto.

As Chapas Fibrolite de fibrocimento são compostas por cimento e fibras sintéticas isentas de amianto, que podem ser aplicadas na substituição de coberturas, evitando a alegada contaminação associada a esta fibra mineral natural e ao diagnóstico de doenças cancerígenas provocadas pela sua exposição, proporcionado deste modo uma construção livre de perigos para a saúde pública.

Recorde-se que tem havido um grande debate público sobre esta fibra mineral natural causadora de efeitos alegadamente nefastos à saúde pública.

A representação destes novos produtos são uma aposta clara da Sotecnisol na disponibilização de materiais de qualidade para a indústria da construção, mas também a sua permanente preocupação em fomentar uma construção sustentável para o ambiente a para a saúde pública.

O grupo já disponibilizava anteriormente serviços de remoção e eliminação de amianto completando agora uma oferta integrada para a renovação total do parque edificado que contenha amianto. Nesta área, a Sotecnisol tem capacidade para intervir em projectos, como a remoção de condutas em fibro cimento, divisórias de painel de isolamento, tubos com isolamento de amianto, placas de amianto para revestimento de pisos, revestimentos de fibrocimento paramentos de fábricas e revestimentos de fibrocimento em coberturas, entre outros.

“Os perigos deste componente não são novos para a comunidade científica e médica pelo que existe uma necessidade clara em requalificar o parque edificado, público e privado, que contenha amianto na composição dos seus materiais de construção”, explica o director da Sotecnisol Materiais, Gonçalo Pita Soares.