As obras de reabilitação da Igreja de Nossa Senhora da Lapa, no Porto, com a assinatura da Barbot chegaram ao fim. A marca portuguesa de tintas divulga agora o vídeo da intervenção do monumento, onde se pode ver todas as fases da obra.

A centenária Igreja de Nossa Senhora da Lapa sofreu obras de requalificação com o selo de qualidade da Barbot. O vídeo da remodelação do monumento foi revelado pela marca portuguesa de tintas, que tem apostado em produtos inovadores para fazer frente aos desafios da reabilitação urbana.

“Reabilitar um edifício histórico é um trabalho mais complexo, porque temos que colmatar problemas de fachadas, que apresentem sinais de detioração, e problemas de impermeabilização”, afirmou a engenheira Filipa Oliveira, do departamento de I&D da Barbot, sobre os desafios desta intervenção.

Tendo em conta estas preocupações, o interior da Igreja da Lapa foi revestido por cerca de 920 litros de tinta, nomeadamente com o Barboprimer e o Dioplaste. As paredes, com quase 200 anos, ganharam, assim, uma nova vida com a assinatura Barbot. A rústica pedra, cuidadosamente restaurada, contrasta agora com a vivacidade dos tons de branco. Também as madeiras ganharam um novo destaque com um tratamento de brilho a fazer jus aos dourados detalhes do espaço, graças à aplicação da sub-capa aquosa seguida do Prodexor. Por fim, as portas, janelas, ferro e gradeamentos mereceram também um tratamento especial através da aplicação do esmalte Barbolux Acqua.

Já na reabilitação do exterior, houve uma preocupação com a lavagem, desinfecção e preservação da pedra, através da aplicação de soluções da marca criadas para estas exigências: o primário e a tinta Barbot Art Fachadas Históricas. A pintura total da parte exterior permitiu destacar os detalhes desta construção de estilo Rococó e Neoclássico.

A constante aposta da marca portuguesa na investigação e desenvolvimento de novos produtos contribui para os produtos Barbot sejam os escolhidos para importantes obras, como foi o caso da reabilitação da Igreja da Lapa.