O Porto de Leixões anunciou que movimentou 8,1 milhões de toneladas de mercadorias nos primeiros cinco meses do ano, tal significa que existiu um crescimento de 10,3% face ao período homólogo anterior.
De acordo com esta entidade, Maio foi o “melhor mês de sempre” alcançando 1,85 milhões de toneladas, ou seja, ultrapassando em cerca de 73 mil toneladas o anterior máximo que remonta a Outubro de 2015.
Nos principais segmentos de carga destaca-se um forte crescimento da movimentação da carga ro-ro (+14%) e nos granéis líquidos (+35%). Refira-se que no mês em foco, a carga ro-ro registou um novo recorde mensal com mais de 98 mil toneladas movimentadas reforçando a posição de liderança de Leixões neste segmento entre os portos nacionais.
De registar ainda que o total de mercadorias exportadas chegaram aos dois milhões de toneladas, resultado este que significa um aumento de 6% relativamente ao período homólogo de 2016.
No que diz respeito à carga contentorizada, o Porto de Leixões mantêm a sua posição como principal porto nacional exportador, ligando o seu hinterland a mais de 180 países.
Foto: APDL