O Prémio Secil de Engenharia Civil 2014 foi atribuído pela Secil e pela Ordem dos Engenheiros ao Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor.

O galardão, entregue em Lisboa, é reconhecido como o prémio referência de Engenharia Civil em Portugal e distingue, de dois em dois anos, o mais significativo projecto na área.

O projecto do Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor foi desenvolvido por uma equipa multidisciplinar de engenharia da EDP Produção, coordenada por Domingos Silva Matos. Este projecto foi distinguido por unanimidade pelo Júri do Prémio Secil, presidido por António Campos Matos.

O Aproveitamento Hidroeléctrico do Baixo Sabor, que está situado no concelho de Torre de Moncorvo e abrange também os concelhos de Alfândega da Fé, Mogadouro e Macedo de Cavaleiros, tem a potência instalada de 189 MW, sendo constituído por dois escalões, o de Baixo Sabor a montante e o de Feiticeiro a jusante. O escalão de montante, com uma barragem de 123 metros de altura (a segunda mais alta do País), cria uma albufeira com a capacidade de 1.095 hm3, que é também a segunda maior do País.

O dono da obra é a EDP Produção, a construção esteve a cargo do Baixo Sabor ACE, constituído pelas empresas Odbrecht – Bento Pedroso Construções, SA e Lena Construções, SA, e a fiscalização da obra foi assegurada pela Consulgal – Consultores de Engenharia, SA.

A Secil instituiu o Prémio Secil em 1992, que é hoje reconhecido como o galardão de máxima referência em Engenharia Civil em Portugal, merecendo o Alto Patrocínio da Presidência da República desde a sua primeira edição.

O Prémio Secil de Engenharia Civil tem como objectivo incentivar e promover o reconhecimento público de autores de soluções que tenham sido aplicadas em obra e constituam peças significativas no enriquecimento da Engenharia Civil e em que se reconheça ser adequado o recurso à incorporação do cimento, material cuja produção constitui vocação principal da Secil.

Paralelamente, foram também ontem entregues os Prémios Secil Universidades, que têm como objectivo incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Engenharia Civil e Arquitetura portuguesas.

Os Prémios Secil Universidades, atribuídos em pareceria com a Ordem dos Engenheiros e a Ordem dos Arquitectos, abrangeram este ano duas edições que premiaram os seguintes autores e projectos:

PSU 2013 Engenharia Civil 

  • Taciano Alberto da Silva Correia - Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa -  Vigas em betão armado reforçadas à flexão com laminados de fibras de carbono (CFRP) instalados em rasgos colados à superfície. Estudo do efeito da colagem parcial;
  • André Filipe de Sousa Bento Guedes Quinhones e João Manuel Alves Serra - Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa - Estudo de uma Ponte com Pré-Esforço Extradorsal - Via Ferroviária de Alta Velocidade;
  • Mª Mafalda Costa Gomes Eugénio Cardoso - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto - Concepção e Projecto de uma Ponte Pedonal sobre a Via de Cintura Interna.

PSU 2013 Arquitectura

  • José Rafael Freitas - Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra - Torre do Sol. Uma nova porta para a cidade;
  • José Vieira e Rodrigo Henriques – Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa -  Valorização da área do Intendente;
  • Ana Patrícia Santos - Universidade Autónoma de Lisboa - Varanda. Espaço hiperfuncional;
  • Gonçalo Pacheco - Universidade Autónoma de Lisboa - Aeroporto Montijo;
  • Rita Plácido Carneiro - Fac. Arquitectura – Universidade do Porto - Centro de Documentação na Trindade.PSU 2014 Engenharia Civil
  • Francisco Carvalho Neto de Queirós Pimenta – FEUP - Caracterização Experimental do Comportamento Dinâmico de Pontes e Ajuste;
  • Pedro Miguel Marques Esteves – IST - Tabuleiros de Pontes Hídridas aço/betão - Modelos de Dimensionamento para as regiões de ligação;
  • João Manuel Alves Serra – IST - Análise Dinâmica de Pontes em Vias Ferroviárias de Alta Velocidade - Modelos de peça linear considerando o efeito de empenamento das Secções Transversais.

PSU 2014 Arquitectura

  • Ana Catarina Seabra e Rita Rebelo Póvoas – IST - Ampliação do Museu Nacional de Arte Antiga;
  • Nuno Nascimento e Vasco Lima Mayer – IST - Extensão do Museu Nacional de Arte Antiga;
  • Ana Isabel Loureiro - Universidade de Évora - Consolidação da Casa Cartesiana do Alentejo - Santa Maria Scala Coeli;
  • Maria Ave Romani - Universidade Autónoma de Lisboa -The Wish Machine - a memória da ilha;
  • Joel Ferreira Dinis - Universidade do Minho - O Castroeiro: a biografia do lugar como instrumento do projecto de arquitectura.