O encontro nacional sobre ‘Reabilitação Urbana e Construção Sustentável – contributo dos nZEB’ vai decorrer de 16 e 17 de Novembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa. O evento vai contar com oradores de renome das áreas da reabilitação e sustentabilidade.

No primeiro dia da Conferência iiSBE Portugal 2017, o tema em destaque vai ser ‘Reabilitação urbana e sustentabilidade: políticas, desafios e oportunidades’. A sessão de abertura vai contar com a presença do presidente da Direcção da iiSBE Portugal, Luís Bragança, da presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, Rosália Vargas, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Mendes.

Da parte da manhã em foco estará a palestra sobre a ‘Revisão do Regime Jurídico Excepcional e Temporário da Reabilitação Urbana’, por José Mendes.

O painel 1 dedicado às ‘Políticas de reabilitação urbana’ vai levar a debate os temas dedicados à ‘Regeneração urbana, habitação e turismo em Lisboa’, apresentado por Fernando Medina, e ‘A importância da reabilitação urbana na revitalização cidade do Porto’, pelo presidente da SRU Porto, José Carlos Nascimento.

Já o painel 2 subordinado ao tema ‘Reabilitação e preservação da identidade do território’ vai levar a reflexão ‘A identidade das cidades e a pressão do turismo: os casos de Porto e Lisboa’ pela mão da directora-geral da Direcção Geral do Património Cultural, Paula Araújo da Silva; ‘Influências do turismo na dinâmica do território’ pelo geógrafo do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo (CEAU - FAUP), Álvaro Domingues; e ‘Territórios de baixa densidade e do mundo rural’ pelo presidente da Câmara Municipal da Idanha-a-Nova e da Secção de Municípios de Baixa Densidade e do Mundo Rural, Armindo Moreira da Palma Jacinto.

Ambos os painéis vão ser moderados pelo director da Revista Vida Imobiliária, António Gil Machado.

O primeiro vai ter como palestra de encerramento ‘A Reabilitação Urbana e o Turismo Sustentável: a estratégia de turismo 2027’ por parte da secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho.

O segundo dia da conferência vai ser dedicado à ‘Valorização do património construído e mobilidade sustentável’ e será marcado, logo pela manhã, pela palestra ‘Práticas para uma intervenção sustentável na reabilitação dos centros urbanos’ proferida pelo vereador de Planeamento, Urbanismo e Reabilitação Urbana da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado.

O painel 5 aborda a ‘Eficiência Energética e custo óptimo na reabilitação’, contando com a moderação da directora da Revista Edifícios e Energia, Rita Ascenso. O mesmo vai ter à mesa de discussão os temas ‘Impacto da EPBD recast na eficiência energética do património edificado’, por Carlos Almeida da Agência para a Energia (ADENE); ‘O conceito de custo óptimo nos cenários de reabilitação energética de edifícios’ por Manuela Almeida do Centro Território Ambiente e Construção (CTAC) da UMinho (UM); e ‘Revisão 2017 da EPBD e implicação na eficiência energética’ por Eduardo Maldonado da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.

Ainda no âmbito da sustentabilidade, o painel 6 vai retratar a ‘Mobilidade urbana sustentável’. Moderado pela directora da Revista SmartCities, Filipa Cardoso, vão ser apresentadas as temáticas alusivas às ‘Políticas e orientações para a mobilidade de baixo impacte’, por Isabel Carvalho Seabra do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT); ‘Gestão integrada da mobilidade’ por Tiago Farias da CARRIS Transportes Públicos de Lisboa; e ‘Mobilidade urbana de elevada eficiência’ por Sandra Melo do IDEMEC, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa.

A ‘Valorização económica do património edificado’ encerra a iiSBE Portugal 2017, painel moderado por Joaquim Pereira de Almeida, director da Revista Magazine Imobiliário.

Os temas levados a palco vão ser: ‘Reabilitação urbana e eficiência energética: duas faces da mesma moeda’ por Luís Rêgo da direcção de Project Finance do Banco BPI; ‘Evolução do índice de preços nas zonas urbanas reabilitadas’ por Ricardo Guimarães do Confidencial Imobiliário; ‘Os benefícios fiscais na reabilitação urbana’ por João Antunes da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas Certificados; ‘Instrumento financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana (IFRRU)’ por Abel Mascarenhas,  presidente da Comissão Directiva da Estrutura de Gestão do IFRRU 2020; e ‘Práticas sustentáveis no projecto de reabilitação - a experiência da Saraiva & Associados’ por Miguel Saraiva, CEO da Saraiva e Associados.

Haverá ainda tempo para uma mesa redonda no final do dia que terá em destaque ‘O contexto legal, económico e social na reabilitação urbana’, moderada por António Barreto, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e que conta com a participação do presidente da Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário, Reis Campos, do presidente da Associação Nacional de Proprietários, António Frias Marques, do secretário-Geral da Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários, Hugo Santos Ferreira, e de representantes da Ordem dos Arquitectos, da Ordem dos Engenheiros e da OET, a par da directora-geral da Direcção-Geral do Consumidor, Ana Catarina Fonseca, e do presidente do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, Vítor Reis.

Os painéis 3, 4 e 7 vão contar com diversas comunicações que serão divulgadas em breve.

Foto: Grande Hotel