No âmbito do Plano de Acção Integrada para as Comunidades Desfavorecidas (PAICD), foi aprovada a candidatura apresentada pelo IHRU para a reabilitação do Bairro Social de Arcozelo, em Barcelos. O apoio financeiro da União Europeia representa 85% do valor total.
Com esta aprovação, a intervenção irá beneficiar de um apoio financeiro da União Europeia - FEDER, no valor de 408.540,73 euros que corresponde a 85% do custo total de 480.636,15 euros.
Esta candidatura enquadra-se no PAICD que faz parte integrante do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), apresentado pelo município de Barcelos e aprovado pela Comissão Directiva do Programa Operacional Regional NORTE 2014 - 2020.
Os 10 edifícios que constituem o bairro, num total de 56 fogos habitacionais, encontram-se, desde Março passado, a ser objecto de um vasto conjunto de intervenções, nomeadamente de remodelação e isolamento das coberturas, revestimento das fachadas com materiais eficientes em termos energéticos, substituição de todas as janelas e respectivas caixilharias e reparação e beneficiação das áreas comuns dos edifícios.
A intervenção encontra-se integrada nas iniciativas a implementar pelo Município de Barcelos na reabilitação e qualificação dos espaços exteriores, de forma contextualizada e integrada no espaço urbano.
Para além do objectivo central da operação no Bairro de Arcozelo, que visa aumentar o bem-estar, o nível de conforto e a auto-estima dos seus moradores, o IHRU pretende ainda com esta intervenção que os seus efeitos positivos se estendam a toda a comunidade envolvente, que irá beneficiar da requalificação do território urbano, contribuindo assim para a qualificação social em diversos domínios e dinamização económica daquele território.
De referir que esta candidatura faz parte do conjunto de projectos e candidaturas que o IHRU está a desenvolver para a reabilitação de 17 bairros sociais totalizando 1.632 fogos, com um investimento que ascende a 16.335.371 euros.