Já se encontram abertas as candidaturas para o Instrumento Financeiro de Reabilitação e Revitalização Urbanas (IFRRU 2020), sendo que a Worx anunciou que está preparada para apoiar as candidaturas a fundos de reabilitação urbana.

São cerca de 800 milhões de euros disponíveis para intervenções de reabilitação e revitalização urbanas, destinadas a entidades públicas ou privadas, pessoas singulares ou colectivas, sob a forma de empréstimos a taxas de juro inferiores às praticadas no mercado, que inclui uma parte de fundos públicos e a participação de um conjunto de entidades financiadoras, podendo atingir 100% das despesas elegíveis, e com períodos de carência até quatro anos e de maturação até 20 anos. O processo de candidatura inicia-se junto das câmaras municipais.

O departamento de Urbanismo da Worx defende que “os desafios actuais das áreas urbanas requerem uma abordagem integrada que permita, simultaneamente, maximizar o seu potencial económico e integrar as componentes urbanas, sociais e ambientais em presença”. Assim, a Worx encontra-se anunciou que está preparada para prestar apoio em todas as fases do processo de candidatura, garantindo eficiência e adequação dos projectos ao IFRRU 2020.

Podem candidatar-se obras de conservação, demolição, construção, ampliação, nas mais diversas tipologias, quer para habitação, quer para outras utilizações, incluindo ainda áreas industriais degradadas.

Foto: Anabela Loureiro