A editora LIDEL apresenta ao público a 4ª edição actualizada do livro ‘Ética para Engenheiros”’ da autoria dos especialistas Arménio Rego e Jorge Braga. Uma nova edição que surge no âmbito da preservação das práticas éticas no trabalho pelos engenheiros.

A Engenharia está presente nas facetas mais diversas da nossa vida, desde a água que bebemos às casas que habitamos ou à forma como a nossa saúde é preservada. Assim, torna-se fundamental que os engenheiros tenham um sentido de responsabilidade ética apurado ao exercerem papéis de técnicos, líderes, consultores ou empresários.

Tendo em conta a natureza da área, o livro dirige-se aos engenheiros que se deparam, inevitavelmente, com dilemas éticos no decurso das suas carreiras profissionais. Foi por isso pensado sobretudo para os engenheiros que exercem, ou podem vir a exercer, um cargo de gestão de pessoas, para o qual, por vezes, têm menos formação comparativamente a outros profissionais. Neste sentido, são abordados temas referentes ao comportamento organizacional, nomeadamente a confiança, a justiça, o processo de tomada de decisão, entre outros.

Escrito com uma linguagem simples e acompanhado de 38 casos práticos, alguns deles recentes, ‘Ética para Engenheiros’ aprofunda diversas temáticas do comportamento ético no trabalho, pretendendo dar uma visão alargada e completa dos deveres morais do engenheiro dentro da organização. As consequências de um comportamento não ético, as linhas de orientação para um comportamento mais ético e como denunciar práticas irregulares são alguns dos temas apresentados.

“É mediante uma melhor compreensão da ‘natureza humana’ que os engenheiros podem ser decisores mais conscienciosos, gestores mais respeitadores da dignidade humana, técnicos mais sensatos, membros organizacionais mais prudentes”.

A nova edição desta obra inclui também o Estatuto da Ordem dos Engenheiros, contendo normas de Deontologia Profissional, actualizado pela Lei n.º 123/2015.