Eficiência energética, sustentabilidade, produção de energias renováveis são alguns dos temas principais da próxima conferência organizada pela CMM – Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, que se realiza nos próximos dias 23 e 24 de Novembro, em Coimbra.

Na sequência do sucesso dos últimos congressos organizados pela CMM, o XI Congresso de Construção Metálica e Mista tem como objectivo divulgar as mais recentes inovações e realizações do sector da construção, de forma a contribuir activamente para a promoção, consolidação e expansão do mesmo.

Este encontro irá analisar um dos sectores mais exportadores da economia nacional que, em 2016 atingiu 3.575 milhões de euros de faturação, representa cerca de 2,2% da exportação nacional e é responsável por cerca de 27,5 mil postos de trabalho.

O XI Congresso de Construção Metálica e Mista irá analisar, trocar de ideias e experiências entre os vários intervenientes do evento, sobre projectos, actividades de investigação e o ensino no sector da construção.

Um congresso que irá dar especial relevância ao tema da nova geração dos eurocódigos e também à importância da economia do mar no sector da construção metálica, contando com a intervenção da ministra do Mar sobre deste tema. Outros temas relevantes que serão abordados serão a arquitectura e o aço, pontes metálicas e mistas, eficiência energética e sustentabilidade de edifícios metálicos, soluções industrializadas para a construção de edifícios, grandes projectos, segurança estrutural e desempenho de novos materiais e produtos, execução e gestão da qualidade da construção em aço e construção em aço na indústria petrolífera, mineira e produção de energias renováveis.

O presidente da CMM- Associação Portuguesa de Construção Metálica e Mista, Luís Simões da Silva, irá participar num workshop onde se pretende apresentar o projecto SBRI+ - Valorisation of Knowledge for Sustainable-Composite Bridges in Built Environment, para divulgar os avanços e investigação desenvolvida aos diversos intervenientes: projectistas, autoridades e concessionários relaccionados com a construção e operação de pontes rodoviárias.

 

A sessão de abertura do workshop contará com a presença da professora Ulrike Kuhlmann, que irá dar a sua perspectiva sobre o conceito da sustentabilidade em pontes de aço, betão e mistas, assim como do sector da construção metálica.

 

O congresso inclui também sessões técnico-comerciais dedicadas aos processos construtivos, construção sustentável, construção de edifícios, benefícios da utilização de estruturas metálicas, aplicação de qualidade, papel da construção metálica no sector da energia, produção de energias renováveis e construção metálica offshore.

 

A sessão de Prémios CMM e Portugal Steel, divulgados durante o evento, contará com a intervenção do secretário de Estado Adjunto e do Ambiente, José Gomes Mendes, e do presidente da CMM, Luís Simões da Silva.