Saiu hoje em Diário da República o anúncio do lançamento dos três concursos públicos que vão permitir retomar a construção da auto-estrada do Marão. Esta obra está orçada em 204 milhões de euros.

Recorde-se que a construção da auto-estrada do Marão, que inclui um túnel rodoviário de 5,6 quilómetros, ficou parada a 27 de Junho de 2011. No ano passado, o incumprimento por parte da concessionária da obra levou a que o Estado assumisse a responsabilidade de levar a bom termo esta auto-estrada. Na passada terça-feira a obra foi oficialmente entregue à Estradas de Portugal (EP) e o momento foi oportuno para que o secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, anunciasse que iriam ser lançados os devidos concursos públicos para que sejam retomados os trabalhos desta obra.

Hoje foi, então, lançado em Diário da República a abertura dos concursos para as três empreitadas onde se optou pelo modelo de concepção/construção para o túnel e por empreitadas por série de preços para os acessos poente e nascente, os quais têm uma extensão aproximada de 10 quilómetros cada. A empreitada agora a concurso tem como objectivo a execução dos trabalhos de concepção, projecto, construção e conclusão do túnel, num valor base de investimento na ordem dos 110 milhões de euros. Esta será a última obra a concluir, prevendo-se que a 31 de Dezembro de 2015, sendo que a auto-estrada do Marão deverá abrir em toda a sua extensão no início de 2016.