Este ano o Prémio Nacional de Reabilitação Urbana conta um total de 48 projectos de reabilitação urbana, num crescimento de cerca de 33% face às 36 candidaturas recebidas em 2013. Os vencedores serão conhecidos dia 20 de Março durante a Semana da Reabilitação Urbana.
Em concurso estão projectos nas áreas de Habitação, Serviços & Comércio, Turismo e Impacto Social, oriundos de 18 pontos diferentes de Portugal, comprovando a amplitude que a Reabilitação Urbana tem vindo a ganhar no nosso País. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 20 de Março, durante um Jantar de Gala a realizar na Sala do Risco, no Pátio da Galé (Terreiro do Paço), Lisboa, evento que será integrado na agenda da Semana da Reabilitação Urbana Lisboa 2014.
O Prémio Nacional de Reabilitação Urbana visa distinguir as intervenções e projectos de reabilitação urbana que tenham um impacto reconhecido nas comunidades em que se inserem e que tenham sido responsáveis pela criação de valor acrescentado para estas comunidades. É uma iniciativa da revista Vida Imobiliária e da empresa Promevi, que conta, pelo segundo ano consecutivo, com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que se associa ao evento enquanto entidade de referência na área da Reabilitação Urbana.
Este evento pretende ser também uma homenagem a Lisboa, a cidade anfitriã da gala de entrega do prémio, onde será premiada a melhor intervenção de reabilitação urbana localizada na capital. Está ainda previsto a atribuição de menções honrosas para o projecto com a melhor solução de eficiência energética, para a melhor reabilitação com menos de 1.000 m2 e para a melhor intervenção de restauro.
Os projectos vencedores serão seleccionados pelo painel de jurados que é constituído por cinco personalidades: André Jordan, Manuel Reis Campos, Vasco Peixoto de Freitas, Augusto Mateus e André Caiado.
Foto: Associação de Turismo de Lisboa