Vamos dar algumas dicas para ver se acerta no material de que vamos falar: está presente no Space Shuttle da Nasa, nos interiores de um automóvel, em pranchas de surf, nos sapatos Dolce & Gabbana… Segmentos de mercado tão díspares mas com algo em comum: a Cortiça.

A Amorim Revestimentos proporcionou um “Open Day” à imprensa na sua Unidade de Negócios Revestimentos em São Paio de Oleiros, no concelho de Santa Maria da Feira. Neste evento ficou a saber-se que a Amorim possui a liderança da indústria da cortiça há 144 anos e obteve, em 2013, um volume de negócios de 542,5 milhões de euros. Anualmente vende cerca de quatro mil milhões de rolhas e oito milhões de metros quadrados de revestimentos com cortiça, além do investimento em investigação e inovação na ordem dos seis milhões de euros.

Não deixa de ser curioso, como o CEO António Rodrigues da Cruz afirmou, que “embora seja líder mundial na produção e distribuição de revestimentos com cortiça, e esteja presente em mais de 50 países, a realidade é que só 5% é que fica em Portugal”. Explicando que “o principal mercado nacional é a hotelaria”, mencionando parcerias com os grupos hoteleiros Pestana, Mélia, Sana, entre outros, a par “dos arquitectos que são, neste momento, os nossos maiores clientes portugueses”.

Combinando métodos tradicionais de produção com a mais recente tecnologia, a Amorim Revestimentos desenvolve “produtos distintos, elegantes, resistentes e confortáveis, utilizando um material cujas características a ciência não consegue superar – e com benefícios ambientais comprovados – a cortiça”.

Ao longo de vários anos, a Wicanders tem desenvolvido revestimentos de chão e parede com propriedades exclusivas devido à tecnologia Corktech. Numa visita a unidade industrial descobre-se todo o tipo de revestimentos, soluções 100% naturais, biológicas e recicláveis, que permitem maior conforto, maior silêncio, maior eficiência térmica, maior conforto ao caminhar, maior resistência ao impacto, entre outras qualidades onde se destaca ainda a longa durabilidade mantendo sempre as suas características.

Corkconfort, Woodconfort, Artconfort, Vynilconfort, Dekwall e Parquet hardwood são os produtos de revestimentos que fazem parte do portfolio da Wicanders. Entre o clássico e o arrojado, entre o efeito mármore ou madeira, estas colecções permitem “Um novo olhar sobre a Arquitectura e o Design”. 

Foto: Anabela Loureiro