Com organização da Fundação AIP através da AIP Feiras Congressos e Eventos, a Tektónica 2014 conta com o espaço “Portugal Constrói uma identidade” como novidade principal da 16ª edição do certame.

Esta iniciativa foi desenhada como uma mostra de ambientes onde pontuam os mais inovadores produtos e soluções de construção das melhores empresas portuguesas, numa montra do know-how nacional do sector. Marcam presença no “Portugal Constrói uma identidade” empresas portuguesas como a Revigrés, Sanindusa, Pavigrés, Cinca, Secil, Resul, Aguimóveis, Macel, Tupai, Inarel, Argex Gyptec, Senda, Portax ou a Cimenteira do Louro, que promovem com grande notoriedade os produtos portugueses no mercado nacional e internacionalmente.

Este espaço pretende ainda distinguir as empresas que mais se destacam nas áreas do conhecimento dentro do sector, com destaque para a Identidade, Investigação e Plataformas, Engenho e das competências assentes na Mobilidade, Logística, Activos e Talento.

De acordo com o director de Área de Feiras da FIL e responsável pela Tektónica, Jorge Oliveira, “a Indústria Portuguesa de materiais de construção é altamente prestigiada em todo o mundo, conquistando diversos prémios e incorporando os projectos mais emblemáticos nos países em maior desenvolvimento, num valor anual de exportação que excede largamente os 500 milhões de euros”.

Acrescentando ainda que “esta iniciativa, que teve a coordenação do professor Cruz Rodrigues, tem como grande objectivo valorizar e apoiar a indústria nacional, que aposta forte na inovação, no desenvolvimento tecnológico e na qualidade dos seus produtos, serviços e recursos humanos, tal como se pode testemunhar nos exemplos em exibição no Portugal Constrói uma identidade”.

O “Portugal Constrói uma identidade” constitui uma prova da competência na investigação e desenvolvimento, da qualidade dos materiais e recursos humanos, do saber aprender e desenhar tendências, do reconhecimento da indústria nacional de materiais de construção. A iniciativa terá em exposição produtos e soluções altamente competitivas nos mercados internacionais mais exigentes de mais de uma dezena de empresas portuguesas exportadoras e que, diariamente, cimentam e aprofundam o know-how e tecnologia portuguesas em todo o mundo.

Na sua 16ª edição, a Tektónica - Feira Internacional de Construção e Obras Públicas, regressa à FIL, no Parque das Nações, de 6 a 10 de Maio. Sob o lema “Construção, Pilar do Desenvolvimento da Economia Mundial” a Fundação AIP, através AIP – Feiras Congressos e Eventos, organiza a Tektónica 2014 num período em que a economia portuguesa e o sector da construção em particular apresentam sinais moderados mas consistentes de crescimento, invertendo o sentido até agora registado em anos anteriores.