As taxas Euribor desceram hoje a três meses, mas mantiveram-se inalteradas a seis meses e caíram a nove e doze meses comparativamente ao cenário da passada sexta-feira.

A Euribor a seis meses, que é a mais utilizada em Portugal no crédito à habitação, manteve-se inalterada nos 0,169%. Já no prazo dos três meses recuou 0,001 pontos para 0,075%, a nove meses desceu 0,002 pontos 0,241%, fixando-se num novo mínimo histórico, e a 12 meses também caiu para os 0,321%, menos 0,002 pontos percentuais face a sexta-feira.

Este cenário poderá, no entanto, vir a ser alterado no próximo dia 22 de Janeiro, aquando da reunião do Banco Central Europeu (BCE).

Recorde-se que, desde o dia 4 de Dezembro, o BCE manteve inalteradas as taxas de juro. Mau grado, o presidente desta instituição, Mario Draghi, já deixou transparecer que esta entidade monetária se prepara para comprar dívida soberana em grandes quantidades, caso as medidas adoptadas até agora não sejam suficientes e as perspectivas da inflacção piorem.