De acordo com os dados do Gabinete de Estudos da Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP), o mercado imobiliário português revelou um extraordinário comportamento em 2014. A confiança criada pelo investimento estrangeiro, a acordar também o mercado interno, reflectiu-se nos índices da procura, com 55,2% das pesquisas do último trimestre de 2014 dirigidas à compra de imóveis, face a 42,5% no arrendamento.

Para Luís Lima, presidente da APEMIP, “as empresas de mediação imobiliária sentiram este positivismo do mercado, o que revela que as empresas do setor começam a demonstrar cada vez mais otimismo, confirmando as últimas projecções efectuadas para a economia nacional”. Luís Lima acrescentou ainda que o mercado tem espaço para crescer, um passo que deve ser tomado assente numa estratégia de consolidação segura, ressalvando que “não devemos deixar que a euforia se apodere do nosso estado de espírito, sob pena de perdermos o controlo necessário ao equilíbrio do nosso mercado”.

A APEMIP afirma que o sector financeiro tem também revelado uma movimentação crescente, que se verifica sobretudo nos departamentos comerciais da banca, que têm estado a incentivar a retoma da concessão de crédito direccionado para a aquisição de imóveis no segmento residencial.