A descida das taxas Euribor já não são novidade, mas é sempre bom ouvir, sobretudo para quem tem de pagar o seu crédito à habitação junto das instituições bancárias, que a revisão do próximo mês vai voltar a fazer cair os valores, desta feita para os mais baixos de sempre.
Quando a taxa de juro de referência do Banco Central Europeu (BCE) desce, os portugueses já sabem que a sua prestação mensal do crédito à habitação também vai descer. Acontece que a baixa prevista para o mês de Outubro vai ser sentida sobretudo nos créditos indexados à Euribor a 12 meses e, como se sabe, este tipo de taxa anual não é muito comum nos empréstimos à habitação no nosso País.
Ainda assim, nas taxas a três e seis meses, as mais comuns e que já se encontram em mínimos históricos há vários meses, vão também sentir algum impacto. Os analistas consideram mesmo que vai existir uma manutenção de uma taxa a três meses negativa até Março de 2017, prosseguindo com os custos de financiamento dos privados em níveis historicamente baixos.
Os especialistas não descartam, no entanto, um eventual aumento da taxa de juro de referência do BCE. A ser verdade, terá consequências negativas no mercado do crédito à habitação, nomeadamente nas prestações mensais que as famílias portuguesas pagam no seu crédito à habitação.
Foto: Anabela Loureiro