A mais recente publicação da Cushman & Wakefield – ‘Winning in Growth Cities’ -, revela que o investimento imobiliário global cresceu de forma acentuada em 2015. Lisboa surge no ranking das cidades com maior qualidade de vida no Mundo, estando os edifícios de escritórios em Lisboa no radar de investidores internacionais.
Segundo a consultora Cushman & Wakefield, a volatilidade do mercado bolsista, a incerteza em torno das economias da China e do Médio Oriente e a probabilidade de novas políticas monetárias restritivas nos EUA, não impediram o crescimento do investimento imobiliário global ao longo do ano, conforme conclui o estudo anual ‘Winning in Growth Cities’.
Este documento, que analisa a actividade do investimento imobiliário em todo o mundo, revela que, apesar deste crescimento global forte, cerca de 16%, nem todos os mercados mostraram um comportamento idêntico. Os resultados variam consideravelmente por região. A incerteza política e económica em determinadas zonas do globo inverteu a tendência que se sentia desde 2013 de maior tolerância ao risco, tendo os mercados core beneficiado com esta precaução dos investidores. As 25 cidades que mais atraem investimento imobiliário subiram 200 pontos base de quota nos últimos seis meses, tendo alcançado os 53%.
Uma outra conclusão deste estudo é que Nova Iorque manteve a liderança do ranking muito devido ao crescente investimento estrangeiro, enquanto Londres continua também na 2ª posição, seguida de Tóquio, Los Angeles e São Francisco
As cidades core como Londres, Berlim, Paris, Sydney, Tóquio, Xangai, Seul, Nova Iorque, Boston e São Francisco continuarão no topo das preferências dos investidores em 2016, sendo que também outras cidades secundárias entrarão no radar como Madrid, Bruxelas, Austin e Raleigh – Durham nos EUA.
Em linha com a tendência verificada no mercado de investimento mundial, também Lisboa registou uma evolução significativa ao longo da primeira metade do ano; concentrando 70% do investimento no País, na ordem dos 750 milhões de euros e mais do que quintuplicando face ao ano anterior.
Em relação à visibilidade de cada cidade numa perspectiva de marca, Lisboa começa a colher os frutos do investimento que tem vindo a fazer na projecção da sua imagem internacional e surge no ranking das cidades com maior qualidade de vida no mundo, na 41ª posição, a apenas três lugares de Barcelona.
Para 2016 as perspectivas de crescimento dos volumes de investimento na capital são cada vez mais certas, sendo de destacar o interesse revelado por investidores internacionais core plus nos activos de escritórios.