A CBRE anuncia que celebrou um acordo definitivo para adquirir a Norland Managed Services Ltd (Norland). Esta empresa é líder de mercado na prestação de serviços de engenharia técnica em edifícios comerciais no Reino Unido e Irlanda.
Esta operação rondou os 250 milhões de libras (aproximadamente 300 milhões de euros) e vai ser acrescida até 50 milhões de libras (aproximadamente 60 milhões de euros) em contrapartidas contingentes deferidas, pagamento de excesso de fundo de maneio e outros itens relacionados. O preço de compra será pago em dinheiro, à excepção de 5,6 milhões de libras (aproximadamente 6,7 milhões de euros) que serão pagas em acções ordinárias da CBRE aos órgãos de gestão da Norland.
Esta aquisição acrescentará competências de liderança de mercado à CBRE na execução autónoma de serviços de engenharia técnica em edifícios, nos seus negócios de Global Corporate Services (GCS) no Reino Unido e Europa, proporcionando à sua carteira de clientes, na região, serviços de outsourcing totalmente integrados.
A Norland, fundada em Londres em 1984, presta serviços de engenharia técnica em edifícios a proprietários e ocupantes de imóveis comerciais, essencialmente no Reino Unido e na Irlanda e tem ainda uma crescente lista de clientes nos Estados Unidos da América e Singapura. Esta empresa é particularmente reconhecida pelo seu conhecimento especializado em ambientes críticos, como centros de dados e trading floors - um segmento de mercado crescente que requer experiência e conhecimentos especializados. Os seus 4.000 colaboradores em 14 escritórios prestam serviços a mais de 300 clientes.
O CEO do departamento de GCS da CBRE, Bill Concannon, afirma que “a Norland é um forte complemento para a nossa plataforma global. Teremos a capacidade de executar com autonomia serviços de engenharia técnica em edifícios na Europa, tal como já o fazemos para mais de cerca de 79 milhões de metros quadrados de imóveis de clientes na América do Norte, América Latina e Ásia-Pacífico. Esta transacção reforçará significativamente a nossa oferta de serviços, permitindo a prestação de um conjunto de serviços de outsourcing integrados e aprofundando a nossa relação com os ocupantes globais e multinacionais”.
Já o CEO da região EMEA (Europa, Médio Oriente & África) da CBRE, Mike Strong, refere que “a Norland desenvolve de forma significativa a nossa oferta de corporate outsourcing na Europa”. Acrescentando que “a equipa da Norland construiu uma reputação excepcional na gestão dos elementos de engenharia técnica de portefólios de edifícios de ocupantes e investidores. A combinação dos nossos conhecimentos especializados, que são complementares, será capaz de oferecer aos nossos clients, na região, o acesso a um inigualável, best-in-class, conjunto de serviços imobiliários totalmente integrados”.
Com a conclusão da transacção, as operações da Norland funcionarão como CBRE | Norland, reflectindo as forças combinadas da destacada marca global CBRE e da reputação da Norland pelo seu conhecimento especializado em serviços de engenharia técnica em edifícios. A Norland presta serviços a um leque de clientes de primeira linha, muitos dos quais também clientes da CBRE, assim como a uma série de contas geridas pela CBRE, incluindo o Bank of America Merrill Lynch e a State Street Corporation.
CEO da Norland, Ian Entwisle, explica que “as nossas empresas articulam-se muito bem, a nível cultural e operacional”. Salientando que “conhecemo-nos bem, e ambas as empresas estão fortemente focadas na prestação de um serviço de excelência ao cliente e na criação de valor. Ao combinarmos os nossos conhecimentos especializados em engenharia técnica de edifícios, com a vasta oferta de serviços e alcance global da CBRE, antevemos oportunidades significativas para expandir a nossa carteira de clientes e acelerar o nosso crescimento”. Uma grande oportunidade a curto prazo é trazer os serviços da Norland para a carteira de clientes da CBRE na Europa continental, acrescenta Ian Entwisle, que encabeçará as operações da CBRE | Norland como CEO.
A CBRE prevê que a transacção acrescente, de imediato, valor moderado ao seus lucros e espera financiar a aquisição com dinheiro em caixa e recurso a financiamentos ao abrigo do seu instrumento de crédito rotativo. A CBRE encerrou o terceiro trimestre de 2013 com mais de 500 milhões de dólares de tesouraria, no balanço financeiro, e aproximadamente 1,1 mil milhões de dólares no seu instrumento de crédito rotativo.
A aquisição da Norland deverá ser concluída até ao final de 2013 e está sujeita à aprovação da Comissão Europeia. O BofA Merrill Lynch actuou como consultor financeiro exclusivo para a CBRE e a Simpson Thacher & Bartlett LLP actuou como consultora jurídica da CBRE.