A Sonae Sierra apresentou um resultado líquido de 94,8 milhões de euros nos primeiros nove meses de 2015. Em Portugal a empresa prevê a renovação total do Centro Vasco da Gama e uma nova expansão do NorteShopping.
A especialista internacional em centros comerciais passou de um resultado líquido de 59,8 milhões de euros, nos primeiros nove meses de 2014, para 94,8 milhões de euros no período homólogo de 2015, ou seja, obteve um aumento de 59% no resultado líquido.
Do mesmo modo, o terceiro trimestre de 2015 ficou marcado pelo crescimento das vendas dos lojistas. Numa base comparável, as vendas dos lojistas no portefólio europeu da Sierra subiram 2,6%, destacando-se o crescimento de 6% em Itália, de 3,9% em Espanha e de 2,8% em Portugal. O Brasil continua a apresentar uma performance positiva, com uma subida das vendas dos lojistas de 5,1% (em BRL), igualmente numa base comparável com o período homólogo de 2014.
A taxa de ocupação global do portefólio foi de 95,1%, em linha com igual período de 2014, reflectindo a elevada qualidade dos centros comerciais da Sonae Sierra e a eficiência da gestão da empresa.
Segundo Fernando Guedes de Oliveira, CEO da Sonae Sierra, “os primeiros nove meses de 2015 evidenciam uma acentuada melhoria nos resultados operacionais e a consolidação da nossa performance financeira”. Acrescentando que “a Sonae Sierra comprova assim a sua capacidade de aproveitar a recuperação do mercado europeu e está apta a explorar oportunidades de crescimento do negócio, como demonstra o anúncio que fizemos do primeiro investimento da Sonae Sierra no mercado colombiano, projecto que reflecte o nosso desiderato de aumentar a exposição da empresa a novas promoções e a novos mercados”.
Nos primeiros nove meses de 2015, a empresa prosseguiu também com a sua estratégia de maior exposição a novas oportunidades de desenvolvimento, de valorização dos activos e de prestação de serviços a terceiros.
Ao nível do desenvolvimento, a Sonae Sierra anunciou o primeiro investimento na Colômbia, através da aquisição de um terreno em Cucuta, onde será construído um novo centro comercial com 40.000 m2 de Área Bruta Locável (ABL), num investimento de 47 milhões de euros com abertura prevista para 2017.
Prossegue a bom ritmo o desenvolvimento do ParkLake (Bucareste, Roménia), um investimento de 180 milhões de euros em 70.000 m2 de ABL, que conta já com mais de 90% da área comercializada e/ou comprometida, a inaugurar em 2016 e cujo contrato de financiamento se assinou no terceiro trimestre deste ano.
Importa ainda destacar o desenvolvimento do Centro Comercial Zenata (Marrocos) - um investimento de 100 milhões de euros para mais de 250 lojas em 90.000 m2 de ABL -, e do Designer Outlet (em Málaga, Espanha) - que representa um investimento de 115 milhões de euros para 30.000 m2 de ABL -, projectos com abertura prevista para 2017.
A Sonae Sierra manteve-se activa na valorização do seu portefólio em operação, tendo investido e programado investir em 2015 e 2016 cerca de 69 milhões de euros em centros comerciais em Portugal. A empresa concluiu a renovação do NorteShopping, um investimento de cinco milhões de euros, e já anunciou quer a renovação total do Centro Vasco da Gama, num investimento de oito milhões de euros com conclusão prevista em 2016, quer o início, em 2016, de uma nova expansão do NorteShopping com um investimento de 56 milhões de euros para um aumento de 24% da ABL actual do centro.
Na prestação de serviços de gestão e comercialização de centros comerciais a terceiros, para além da assinatura de seis novos contratos em Espanha, Roménia e Turquia, importa assinalar o arranque da prestação desses serviços em sete centros comerciais: na Alemanha (Quarrée Wandsbek-Markt, Mercado e Geschäftshaus Ottensen), em Itália (Ligabue), na Roménia (Marasti Parking, em Cluj), em Espanha (C.C. Bahía Mar, em Puerto de Santa Maria) e na Turquia (para o Istanbul Balance Project). Na componente de prestação de serviços de desenvolvimento de centros comerciais, a empresa assinou 10 novos contratos em países como a Itália, Rússia e Turquia.