Entre 19 a 26 de Março do próximo ano, o Páteo da Galé e MUDE vão receber eventos para todos os públicos com celebrações de rua, animação, conferências e exposições. Tudo em nome da reabilitação urbana da capital.

A Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa é um evento multi-dinâmico que celebra o movimento de regeneração das cidades. O evento de apresentação teve lugar, ontem, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, contando com a presença do vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, e representantes das principais associações empresariais com interesse na reabilitação urbana, bem como com as entidades organizadoras desta iniciativa, revista Vida Imobiliária e Promevi.

O vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, frisou, durante a apresentação do evento, a urgência e necessidade da reabilitação urbana: “Necessitamos de um novo paradigma que assente na renovação dos centros das cidades, no arrendamento e num novo modelo de mobilidade. Em Lisboa, a ocupação dos fogos vagos e dos edifícios devolutos poderia devolver à cidade mais de 20.000 habitantes”.

Já o director da Semana da Reabilitação Urbana, Arturo Malingre, referiu que “na antevisão da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa não poderíamos estar mais animados. Toda a comunidade corporativa, institucional, académica e social tem manifestado um interesse surpreendente na iniciativa. Acima de tudo, é muito gratificante ver que a reabilitação urbana, nas suas mais diversas vertentes – seja enquanto actividade profissional, impulso social ou ferramenta de sustentabilidade – é um leitmotiv para a comunidade”.

Este evento vai realizar-se em dois palcos principais, nomeadamente o Páteo da Galé, no Terreiro do Paço, e o MUDE, na Rua Augusta, que acolherão as iniciativas deste evento multifacetado de celebração da reabilitação urbana e que incluem animação de rua, manifestações culturais e artísticas, workshops e exposições, além da entrega do Prémio Nacional da Reabilitação Urbana.

Foto: Anabela Loureiro