Moda, Serviços e Alimentação são as ideias de negócio mais apresentadas ao concurso ‘Rising Store’ lançado pela Sonae Sierra. Os finalistas serão divulgados ainda no decorrer do mês de Janeiro.
A Sonae Sierra, especialista internacional em centros comerciais, recebeu mais de 100 candidaturas para o concurso de empreendedorismo e inovação na área do retalho - ‘Rising Store’ - uma iniciativa que se enquadra na Política de Responsabilidade Corporativa da Empresa.
Este projecto pretende dar a oportunidade a todos os empreendedores portugueses interessados em desenvolverem o seu negócio num dos treze centros comerciais da empresa que aderiram à iniciativa e beneficiar de um espaço comercial (loja ou quiosque) durante seis meses sem qualquer contrapartida remuneratória.
Moda, Serviços e Alimentação foram as áreas com maior número de projectos de retalho apresentados pelos concorrentes com 31, 27 e 26 candidaturas respectivamente. De referir que a maior parte dos participantes se situa na faixa etária dos 21 aos 29 anos, seguidos por participantes com idades entre os 30 e 39 anos e uma distribuição em termos de género com 65 candidaturas apresentadas por empreendedores do sexo masculino e 45 do sexo feminino. Do total de candidaturas, 48 foram submetidas por empresas e as restantes em nome individual.
Os projectos apresentados são provenientes, na sua grande maioria, das regiões da Grande Lisboa (35 candidaturas) e do Grande Porto (22 candidaturas).
Segundo Manuela Calhau, directora de Marketing e Inovação da Sonae Sierra para a Europa e novos mercados, “o número e a qualidade das candidaturas superou as nossas expectativas para esta primeira edição e é com entusiamo que constatamos o interesse dos empreendedores pela implementação de conceitos inovadores nos nossos centros comerciais. Recebemos projectos muito interessantes que irão, sem dúvida, introduzir dinamismo na oferta comercial e melhorar a experiência de visita. Além disso, estamos confiantes que esta iniciativa possibilitará a muitos empreendedores a concretização mais célere dos seus negócios de retalho através do nosso apoio e dos parceiros de referência que estão envolvidos neste projecto”.
Durante o mês de Janeiro serão divulgadas as quinze candidaturas finalistas e em Fevereiro serão apresentadas as cinco ideias vencedoras cujos negócios serão implementados nos centros comerciais envolvidos na iniciativa.
Este é um desafio dirigido a todos os empreendedores interessados em desenvolver projectos de negócio na área do retalho, com a possibilidade de implementação posterior num espaço ou loja de um dos treze centros comerciais da empresa: 8ª Avenida, AlbufeiraShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Comercial Continente de Portimão, CoimbraShopping, GaiaShopping, GuimarãeShopping, LeiriaShopping, LoureShopping, MaiaShopping e NorteShopping.