O mais recente estudo da CBRE revela que o investimento estrangeiro representou 91% do volume transaccionado em Portugal no mercado de imobiliário comercial em 2015.

De acordo com o estudo da CBRE, o investimento no mercado imobiliário português alcançou um volume de negócios recorde de 2,1 mil milhões de euros, um valor histórico que posiciona 2015 como o melhor ano de sempre. Com um crescimento de 139% em relação ao ano de 2014, e de 47% face ao anterior pico de mercado, em 2007, este aumento resultou da atractividade da rentabilidade dos activos imobiliários face à desinteressante oferta do sector financeiro.

O sector de retalho registou o maior número de negócios, com um volume de investimento de 1,2 mil milhões de euros, com 57% dos activos transaccionados em 2015. Deste total, 39% foram transacções de centros comerciais, que protagonizaram as maiores operações dos últimos 10 anos em Portugal, com a venda do Almada Forum e do Forum Montijo à Blackstone, e dos Dolce Vita Coimbra, Porto e Douro ao Deutsche Bank. Foram também realizados diversos investimentos em supermercados e lojas de rua.

Por sua vez, o sector dos escritórios representou 24% do investimento imobiliário de 2015. Dos cerca de 500 milhões de euros investidos, o negócio mais emblemático foi a transacção da Torre Ocidente – integrada no complexo do Centro Comercial Colombo, vendida pelo consórcio constituído pelo Grupo CGD, Iberdrola Inmobiliária, CBRE Global Investors e Sonae Sierra, a um fundo de Singapura.