O comissário europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, esteve hoje com o presidente da autarquia portuense. No final do encontro afirmou que Porto é um “exemplo do que será uma cidade inteligente no futuro”.
Esta declaração foi proferida à agência Lusa após o almoço o presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, na Casa do Roseiral, tendo Carlos Moedas declarado que, na sua opinião, “o Porto é uma cidade inteligente”, sendo igualmente uma “cidade com um tecido não só universitário, mas também empresarial muito impressionante”.
O comissário europeu avançou que “aquilo que estivemos a discutir é esta capacidade que o Porto tem tido de ligar o mundo físico e o mundo digital e foi uma conversa sobre ciência, sobre inovação e sobre o papel do Porto como cidade na inovação a nível da Europa e a nível global”.
Carlos Moedas admitiu ainda que o seu coração “está sempre em Portugal, mas o Porto tem uma qualidade tanto de empresas como de universidades que demonstra a capacidade desta cidade”.
Acrescentando ainda que “olhamos para as regiões e o Porto é uma região de grande importância para nós em termos da qualidade da ciência que é aqui feita e por isso venho aqui dar o meu apoio e entusiasmo”.
Recorde-se que o Porto tem conseguido captar uma parte significativa das bolsas de investigação europeias existentes em Portugal.