Espanha é o mais importante parceiro comercial de Portugal na troca de bens, ocupando o primeiro lugar como destino das exportações e das importações. Mas não só. São cada vez mais as empresas nacionais que escolhem este país como ponto de partida para a sua internacionalização.
Não só pela proximidade física como histórica, mas principalmente pela dimensão e potencial, Espanha tem sido, ao longo do tempo, o destino principal das exportações portuguesas e também o mercado de aposta para internacionalizar negócios.
O mercado espanhol reforçou-se em 2015 como principal destino das exportações portuguesas, num ano marcado pela consolidação dos Estados Unidos da América como parceiro comercial europeu de referência e as sanções à Rússia a levarem as trocas comerciais com o ‘velho continente’ a mínimos de mais de uma década.
De acordo com os números do Eurostat, Portugal exportou para o país vizinho 25% do total das vendas ao exterior (dentro e fora da UE), tendo também aquele mercado reforçado a sua posição como principal país de compra de bens: 33% das importações portuguesas foram feitas em Espanha.
Os sectores que mais se destacaram em 2015 quer em volume quer em variação são os sectores das pastas de papel, cartão e madeira com mais 30%, do plástico com mais 11% e o das matérias têxteis com mais 10%, face a 2014.
Reconhecendo a importância deste mercado para as empresas e o valor da informação económico financeira para os gestores decidirem com segurança, a IGNIOS em parceria com a Iberinform lançou uma nova solução direccionada às PME, para gerir a sua carteira de clientes ibéricos.
O Insight View representa uma inovação muito significativa nas actividades de prospeção comercial, análise financeira e gestão do risco em Portugal e Espanha, dado que numa única ferramenta o gestor pode identificar potenciais clientes com perfil de baixo risco (Marketing), analisar, de forma integrada, a situação financeira de clientes, fornecedores e concorrentes, para os orientar nas decisões de gestão (Finanças) e gerir o risco de um grande número de clientes (Risk), fornecendo uma visão abrangente de qualquer empresa ou grupo de empresas.
Nesta solução existem um universo de 953.274 empresas portuguesas e 5.242.308 empresas espanholas para procurar novos clientes, analisar a situação financeira dos actuais e gerir o risco de crédito.