A Uniplaces (www.uniplaces.com), plataforma online para alojamento de estudantes universitários, e a Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) estão a celebrar um protocolo de colaboração com o objectivo de promover o mercado do arrendamento universitário, em franco crescimento.

A colaboração entre a start-up portuguesa e a APPII pretende atrair cada vez mais promotores e investidores imobiliários para o negócio do arrendamento universitário, que cresce em paralelo com a comunidade de alunos estrangeiros em Portugal.

De acordo com os dados da Direcção-Geral de estatísticas do Ensino Superior e Ciência, entre 2009 e 2014, o número de alunos não nacionais inscritos no ensino superior passou de 19 mil para cerca de 34 mil estudantes.

Para Miguel Santo Amaro, co-fundador da Uniplaces, “o protocolo de colaboração que estamos a celebrar com a APPII é mais um passo para a dinamização do mercado do arrendamento universitário, que tem vindo a crescer exponencialmente com o aumento do número de estudantes estrangeiros em Portugal. O nosso objectivo é facultar as melhores opções aos estudantes e dar também visibilidade ao negócio dos promotores imobiliários”.

De acordo com Hugo Santos Ferreira, secretário-geral da APPII, “esta é uma parceria óbvia, tendo em conta a enorme procura e expectativa que o segmento de student housing tem suscitado no mercado imobiliário nacional e ibérico. Esta é, de facto, uma janela de oportunidade que os promotores e investidores imobiliários devem estar atentos. A APPII, procurando estar sempre na vanguarda das mais recentes dinâmicas do sector imobiliário, vem já há algum tempo trabalhando o conceito das residências para estudantes, tendo já na sua massa associativa alguns dos mais importantes promotores e investidores imobiliários deste mercado”.

Além dos promotores e investidores imobiliários, as residências universitárias privadas fazem também parte do público-alvo do protocolo de colaboração entre a Uniplaces e a APPII. Neste momento, a start-up portuguesa conta já com parceria com cerca de 20 residências universitárias na zona de Lisboa.