No jantar anual do RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors) em Portugal, o seu presidente Eric van Leuven divulgou que esta entidade passou a ter o estatuto de Associação Profissional de Avaliadores Imobiliários, por parte da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). O evento contou com o presidente da Câmara Municipal de Lisboa (CML) que destacou a importância do imobiliário para a capital.

O RICS Portugal reuniu, em torno do seu jantar anual, altos quadros do mercado imobiliário e da construção, representantes de fundos de investimento e da banca, num evento com cerca de 80 convidados.

O jantar, que se realizou no Hotel Tivoli, em Lisboa, contou como convidado de honra com o presidente da CML, Fernando Medina, que apresentou a sua visão sobre a cidade e os diversos projectos em curso, além da sua óptica sobre a importância do imobiliário na economia da cidade e na sua regeneração.

No seu discurso, Fernando Medina destacou também a enorme importância do turismo, salvaguardando a preocupação das autoridades em preservar a autenticidade da cidade. Referiu a relevância da Web Summit e das acções previstas em torno deste evento de cariz mundial, que se vai realizar pela primeira vez em Portugal, em Novembro deste ano, e que poderá ser uma alavanca para o posicionamento da cidade de Lisboa com uma das mais atractivas para a localização das indústrias criativas e tecnológicas.No q

ue ao imobiliário diz respeito, o presidente da autarquia referiu o projecto da habitação a rendas acessíveis, atribuindo concessões de património camarário a privados para colocação no mercado para arrendamento a preços acessíveis, e ainda o projecto do urbanismo digital, onde futuramente todos os pedidos de licenciamento serão entregues e tratados on-line.

Por sua vez, Eric van Leuven, presidente da Direcção do RICS em Portugal, no seu discurso, deu as boas-vindas a oito novos membros RICS que passaram com aproveitamento o exame de Assessment of Professional Competence e referiu em primeira mão o facto de o RICS ter obtido o estatuto de Associação Profissional de Avaliadores imobiliários, por parte da CMVM, para efeitos do cumprimento do disposto na Lei 153/2015 relativamente a acesso e exercício da actividade dos peritos avaliadores.

Foto: Anabela Loureiro