A Uniplaces, plataforma online para alojamento de estudantes universitários, está a gerar actualmente mais de um milhão de euros em arrendamento todas as semanas.
A plataforma portuguesa permite que proprietários particulares e profissionais rentabilizem os seus imóveis junto do mercado de arrendamento universitário, avaliado em mais de 249 milhões de euros em Portugal e em mais de 19 mil milhões de euros na Europa.
Na cidade de Lisboa, a Uniplaces constatou que os estudantes procuram maioritariamente por imóveis situados nas zonas de Anjos, Arroios e Alameda, junto à Avenida Almirante Reis, seguindo-se São Sebastião, Santos, Bica e Bairro Alto.
No Porto, os bairros da Lapa, Marquês e Cedofeita são os mais populares entre os estudantes que procuram alojamento na cidade.
“Os valores que todas as semanas estão a ser gerados em arrendamento, através da Uniplaces irão aumentar exponencialmente nas próximas semanas, devido ao início da época escolar, em Setembro, e à consequente procura de imóveis associada. O parecer que temos vindo a obter por parte dos senhorios é positivo, que através da plataforma conseguem chegar a um vasto número de interessados e rentabilizar, assim, ao máximo as suas propriedades”, explica André Rodrigues Pereira, Country Manager da Uniplaces em Portugal.
Em Espanha, La Latina, Malasaña e Chamberi são os bairros mais procurados pelos estudantes que precisam de alojamento na cidade de Madrid. Em Barcelona, as preferências dos jovens dividem-se por duas zonas: a primeira, no centro da cidade, que abrange o Barrio Gótico e o bairro de El Raval. Na segunda zona, mais a Norte, destaca-se a forte procura nos bairros de L’Eixample e Grácia.
Milão, que pela reconhecida qualidade das suas universidades leva todos os anos muitos estudantes até à cidade italiana, destaca três zonas preferências para o alojamento universitário: Bocconi, Bovisa-Dergano e Città Studi.
Em Berlim, a capital alemã, são as zonas de Wedding e Mitte as mais procuradas para o arrendamento de estudantes ou recém-licenciados.
O mercado do arrendamento universitário apresenta, desta forma, um forte potencial de rentabilização para os proprietários de imóveis tanto em Portugal, como nos restantes países da Europa.
Foto: Francisco Nogueira