O edifício do antigo ministério do Exército e de toda a Ala Oeste do Terreiro do Paço foi cedido à Câmara Municipal de Lisboa (CML). O imóvel conta com uma área útil de 338 metros quadrados e foi cedido por um valor de cerca de 400 mil euros.

A cerimónia de assinatura do protocolo entre a Defesa Nacional e CML decorreu na porta do edifício do Torreão do Terreiro do Paço e contou com a presença do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marcos Perestrello, e do secretário de Estado Adjunto do Tesouro e das Finanças, Ricardo Mourinho Félix, a par do presidente da autarquia, Fernando Medina.

Este protocolo visa ceder à autarquia de Lisboa o edifício do antigo ministério do Exército e de toda a Ala Oeste do Terreiro do Paço por um período de anos.

Marcos Perestrello congratulou a colaboração do Exército em todo este processo que vai “contribuir para a melhoria das condições desta cidade e do País” e que visa a “transformação da Praça do Terreiro do Paço”. Salientando ainda que “daqui a poucos meses esta parte da praça terá muito mais vida do que tem hoje e será usufruída sobremaneira pela população”.

Fernando Medina explicou que com este tipo de iniciativas “construímos um pouco mais do futuro da cidade de Lisboa”, destacando o Terreiro do Paço como “uma das mais belas praças da Europa”. Avançou ainda que este espaço será totalmente rentabilizado com o “nascimento de novas actividades” e de projectos que impulsionam a “atractividade da cidade”.

Recorde-se que a Ala Oeste e o Torreão eram os únicos espaços do Terreiro do Paço que ainda não se encontravam a cargo da CML.

Foto: CML